Uma escola de Cascais, onde 43 alunos do 10.º ano se preparavam para fazer um exame, foi encerrada esta sexta-feira por ordem da polícia.
As autoridades deslocaram-se ao local depois de terem recebido denúncias anónimas.
Os encarregados de educação dos alunos da St. Dominic's International School, em São Domingos Rana, foram chamados para irem buscar os filhos. Encontravam-se já no recinto 20 dos 43 estudantes.
As autoridades verificaram que o exame se iria realizar no pavilhão de educação física, com respeito pelas normas sanitárias, mas em desrespeito ao Estado de Emergência que obriga todos os estabelecimentos de ensino a estarem fechados durante 15 dias.
A PSP foi ainda chamada a uma creche em São João do Estoril, também no concelho de Cascais, devido ao funcionamento irregular do espaço.
Todas as escolas de todos os níveis de ensino estão encerradas a partir de hoje e durante duas semanas, uma medida anunciada na quinta-feira pelo Governo para conter a pandemia de covid-19.
Além das escolas também todas as creches e ateliês de tempos livres vão permanecer encerrados durante 15 dias, o mesmo acontecendo com os tribunais de primeira instância, que só funcionam para atos processuais urgentes.
O primeiro-ministro, António Costa, justificou as medidas pelo aumento do número de casos de uma variante mais contagiosa do novo coronavírus, que cresceram de uma prevalência de 8% na semana passada para os atuais 20%.