Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Alerta para dietas rápidas

A inconfidência da treinadora das vedetas de Hollywood, Tracy Anderson, transformou a dieta das papinhas de bebé na forma de emagrecer mais procurada deste Verão. Especialistas alertam, contudo, para a ocorrência de elevados riscos para a saúde resultantes das dietas rápidas.
22 de Agosto de 2010 às 00:30
Carla Matadinho procura sempre manter o peso ideal, que é de 56 quilos
Carla Matadinho procura sempre manter o peso ideal, que é de 56 quilos FOTO: Miguel Veterano Júnior

Ao jornal inglês ‘Daily Mail’, Tracy Anderson revelou que a actriz Jennifer Aniston conseguiu emagrecer quatro quilos numa semana graças a ter comido 14 boiões de papinha de bebé por dia. A actriz viria mais tarde a desmentir ter emagrecido em resultado dessa prática.

A treinadora norte-americana recomenda o consumo de papas de bebé por estas apresentarem uma alimentação equilibrada, composta por todos os nutrientes necessários. Tracy Anderson acrescenta que, por ser confeccionada para crianças, não apresenta valores elevados de açúcares e conta com menor quantidade de aditivos.

Diferente posição é defendida por Elaine Pádua, do Ambulatório de Saúde do Hospital das Clínicas de São Paulo, no Brasil. "Dietas restritivas podem provocar um grave desequilíbrio e desencadear transtornos alimentares, tais como a anorexia nervosa."

Contudo, a introdução de uma dieta rápida conta, também, com partidários. No Congresso Internacional de Obesidade, que decorreu em Estocolmo (Suécia), a endocrinologista australiana Katrina Purcell defendeu que pacientes submetidos a uma dieta rápida obtêm melhores resultados.

Em Portugal, com a presença de milhares de pessoas na praia, decorrem várias iniciativas que visam sensibilizar os banhistas para os benefícios de uma alimentação saudável.

Entre 31 de Julho e o dia 14 deste mês, a iniciativa Movimento pela Boa Forma, da Eco Nutracêuticos, percorreu várias praias das regiões de Lisboa e do Algarve.

DISCURSO DIRECTO

"CÉREBRO NÃO RECEBE BEM ESTES ALIMENTOS", Ana Andreia, Nutricionista

Correio da Manhã - Emagrecer implica comer menos e fazer mais exercício físico?

Ana Andreia - Sim, é necessário andar, pelo menos, meia hora por dia.

– Há alimentos ditos dietéticos que são verdadeiras bombas calóricas?

– Os maiores problemas surgem nas barrinhas e nos iogurtes líquidos. Possuem, por vezes, elevadas quantidades de açúcar, e o açúcar aguça o apetite.

– A dieta das papinhas de bebé envolve alguns riscos?

– A papa de bebé é um alimento de transição para bebés e não para adultos. Possui carência de nutrientes para adultos e, como não se mastiga, o cérebro não recebe bem estes alimentos, permanecendo uma sensação de fome.

– Que alimentos devem ser consumidos no Verão na praia?

– Refeições ligeiras. Muita fruta e vegetais. Pão de mistura, atum, fiambre e ovo. É importante comer pouco para fazer a digestão e ir ao banho.

O MEU CASO: CARLA MATADINHO

"NÃO HÁ UMA SOLUÇÃO MILAGROSA"

Carla Matadinho procura sempre manter o peso ideal, que é de 56 quilos. A modelo explica ao CM que não há milagres nem dietas rápidas que produzam efeitos por mais de um mês.

"Nesta altura do ano, surgem vários produtos com soluções milagrosas que prometem a perda de muitos quilos em apenas uma semana. Penso que nada disto resulta", diz. Carla Matadinho entende que, mesmo quando há uma perda num espaço de tempo reduzido, o organismo procura recuperar o peso.

"É preciso tempo, exercício e saber comer", defende. "Sobretudo, é necessário muito exercício físico", considera Matadinho, que dedica uma hora por dia no ginásio, a queimar calorias. A jovem não come fritos, não bebe refrigerantes nem café e não fuma. As refeições, diz, nunca devem ser em excesso.

PERFIL

Carla Matadinho, 27 anos, ficou famosa ao vencer o concurso Miss Playboy Portugal. É actriz e modelo, com uma carreira consistente no mundo da Moda.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)