Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Algarve quer mais obstetras

O Algarve quer aproveitar a reorganização da Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria em curso na Grande Lisboa. A sugestão é do líder da Distrital do PSD, Luís Gomes, que apresenta o Hospital de Faro e o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), em Portimão, como opções para se colocar os médicos destas áreas que estão "em excesso" na capital.
9 de Abril de 2012 às 01:00
Em 2011, foram realizados 4400 partos na região algarvia
Em 2011, foram realizados 4400 partos na região algarvia FOTO: Lusa

A maternidade do Hospital de Faro "é a quarta em volume de partos, mas possui um corpo clínico reduzido e com uma média elevada de idades", refere Luís Gomes. O também presidente da Câmara de Vila Real de Santo António avança que a unidade farense tem de ter "em permanência três obstetras, 24 horas por dia, e tem no activo 21 especialistas, oito dos quais com mais de 55 anos, podendo já não realizar serviço de urgência". Entre os restantes, há "sete especialistas com idades entre os 50 e 55 anos, que podem, por essa razão, não realizar serviço nocturno".

Já no CHBA "a situação de necessidade premente de médicos obstetras tem tido como consequência um esforço suplementar dos médicos do serviço", continua o líder regional do PSD, referindo que o corpo clínico é composto por "apenas sete [obstetras] e somente um tem menos de 50 anos".

Luís Gomes considera que "o cenário de reorganização da obstetrícia que agora se coloca abre possibilidades para corrigir assimetrias", e desafia "as unidades de saúde a iniciarem um diálogo alargado com o objectivo de captar mais médicos da especialidade para o Algarve".

Conforme o CM noticiou, com a abertura do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, com capacidade para três mil partos anuais, o Governo avançou para uma reorganização da Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria na Grande Lisboa, que pode passar pelo encerramento da Maternidade Alfredo da Costa.

OBSTETRAS ALGARVE SAÚDE LUÍS GOMES FARO PORTIMÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)