page view

Almada decreta situação de alerta no município devido às falhas no abastecimento de água

Autarquia adianta que são reforçadas as medidas já em curso para garantir o abastecimento à população e aos serviços essenciais.

08 de julho de 2026 às 18:38

A presidente da Câmara Municipal de Almada decretou esta quarta-feira situação de alerta no município, na sequência das falhas no abastecimento de água no concelho.

Em comunicado conjunto com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), a Câmara de Almada adianta que são reforçadas as medidas já em curso para garantir o abastecimento à população e aos serviços essenciais.

Nos últimos dias, moradores de várias localidades do concelho têm relatado sucessivas falhas de água, com especial incidência na Costa da Caparica, tendo sido ativado, na segunda-feira, o plano de contingência dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada e criado um gabinete de crise.

Entre as medidas para responder ao problema, a câmara e os SMAS explicam que foi decidido fazer-se o corte total do abastecimento em determinadas zonas do concelho, das 22:00 às 06:00, assegurando que os munícipes serão informados com a devida antecedência, de forma a organizarem da melhor forma a sua vida, bem como de possíveis alterações na duração dos cortes.

Durante o período de alerta estão proibidas todas as utilizações de água da rede pública que não correspondam a usos domésticos ou essenciais, designadamente, a rega de jardins público e privados, e de campos de golf, a lavagem de viaturas, o enchimento de piscinas, a utilização de chuveiros e lava-pés nas zonas balneares, o funcionamento das fontes ornamentais, lagos artificiais e outros elementos de uso estético de água e a lavagem de pavimentos exteriores, logradouros, paredes e telhados, com exceção de intervenções de conservação do edificado outras utilizações recreativas ou não indispensáveis.

A Câmara Municipal de Almada refere também que "está igualmente a ser avaliada a necessidade de adotar medidas adicionais de redução de consumos, incluindo a suspensão temporária de atividades ou equipamentos municipais particularmente consumidores de água, caso tal se revele necessário para acelerar a recuperação do sistema".

Foi ainda decidido fazer-se o reforço permanente da monitorização do sistema de abastecimento e dos níveis dos reservatórios, das equipas técnicas para deteção e reparação urgente de fugas e roturas e das equipas de fiscalização para prevenir consumos abusivos, utilizações ilegais de água e desperdícios.

Segundo a autarquia, a situação que o município de Almada enfrenta é excecional e resulta de um aumento muito significativo do consumo de água, que exerceu uma pressão sem precedentes sobre o sistema de abastecimento.

"Neste momento, é fundamental reduzir rapidamente os consumos para permitir a recuperação dos níveis de segurança dos reservatórios e garantir a continuidade do abastecimento", referem as duas entidades no comunicado.

Por outro lado, salientam, será garantido o abastecimento aos equipamentos e serviços essenciais, nomeadamente hospitais, centros de saúde, lares, bombeiros e restantes infraestruturas críticas, disponibilizados meios alternativos de abastecimento, incluindo camiões-cisterna, nas zonas onde tal venha a revelar-se necessário e reforçada a articulação com municípios vizinhos e restantes entidades competentes para assegurar toda a capacidade de resposta disponível.

A autarquia garante ainda que os SMAS de Almada e a Câmara Municipal "continuarão a acompanhar permanentemente a evolução da situação, divulgando informação regular sobre o estado do sistema, as medidas em vigor e eventuais alterações ao funcionamento do abastecimento".

"Este é um esforço coletivo. Cada litro de água poupado contribui para proteger o abastecimento de todos. É com o contributo de cada cidadão, de cada empresa e de cada instituição que conseguiremos ultrapassar este momento e regressar à normalidade o mais rapidamente possível", sustentam as duas entidades no comunicado conjunto.

Na terça-feira, a autarquia realizou uma reunião de trabalho com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para avaliar a situação atual e coordenar soluções técnicas que reforcem a capacidade de resposta do sistema.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8