Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Alunos consomem cada vez mais álcool

Os hábitos de consumo de drogas têm revelado uma diminuição progressiva da procura de heroína e um grande aumento de ingestão de bebidas alcoólicas, sobretudo por estudantes e jovens com maior escolaridade. A tendência é nacional, mas é mais acentuada no Algarve, onde desde o início deste ano lectivo foi implementado um programa para estimular hábitos de vida mais saudáveis entre a população escolar.
18 de Maio de 2009 às 22:05
O consumo de bebidas alcoólicas tem aumentado entre os jovens no Algarve
O consumo de bebidas alcoólicas tem aumentado entre os jovens no Algarve FOTO: Aic

Segundo um diagnóstico feito pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), relativo a consumos tóxicos no Algarve, a heroína continua a ser a droga mais consumida ao tempo de uma primeira consulta, mas esta incidência diminuiu, de 97,4% para 73,5%, entre 1999 e 2004. No mesmo período, o álcool subiu de 2,2% para 12,2% como droga mais consumida na primeira consulta.

Num estudo de 1999, todos os jovens dos 15 aos 17 anos inquiridos no Algarve admitiram consumir álcool. Foi a única região com percentagem total na resposta. "Os jovens que estão dentro das escolas consomem mais do que os outros", diz António Pina, do IDT/Algarve, sublinhando que a tendência se mantém. "É necessário repensar a publicidade do álcool, como o tabaco e eliminar aquela que se dirige aos jovens." Este ano lectivo foram implementados nas escolas algarvias os programas Escola Activa e Escola Promotora de Saúde, para fomentar hábitos saudáveis. Apesar de os consumos serem no exterior, "é necessário trabalhar mais os jovens nas escolas", admite o director regional de Educação do Algarve, Luís Correia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)