Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Alunos levam doentes

"Para irmos ao centro de saúde ou tratar de qualquer documentos na vila tínhamos de pedir boleia a um vizinho que fosse para aqueles lados. Caso contrário, tínhamos de chamar um táxi e gastávamos pelo menos 20 euros." Amélia Fraga, de Jales, estava ontem visivelmente satisfeita. Mora a cerca de 20 km de Vila Pouca de Aguiar, e a partir de agora, sempre que estiver doente e necessitar de ir ao centro de saúde, vai partilhar o autocarro escolar com estudantes.
2 de Fevereiro de 2011 às 00:30
Alunos vão partilhar o autocarro com os vizinhos
Alunos vão partilhar o autocarro com os vizinhos FOTO: Paulo Silva Reis

A utilização dos transportes foi ontem alargada aos moradores de várias localidades, que irão pagar preços muito reduzidos. E nem o facto de os horários dos transporte estarem condicionados ao horário escolar parece preocupar os moradores, que aprovam a solução da autarquia. "Já no tempo das carreiras tínhamos de organizar a nossa vida em função do horário, e isso não era problema nenhum. O drama era não termos transporte a preço acessível", garantiu Carlos Silva, também residente em Jales.

Este serviço vai também beneficiar os moradores dos planaltos do Alvão e no Vale de Aguiar, ambos do concelho de Vila Pouca de Aguiar, localidades que não estavam servidas por qualquer meio que assegurasse a mobilidade.

Para o presidente do município, Domingos Dias, a solução agora encontrada é importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Vai assegurar a mais-valia de colocar transporte às populações mais abandonadas e põe fim a uma lacuna existente desde que deixou de haver carreiras regulares em muitas aldeias", disse ao Correio da Manhã. Refira-se ainda que estão assinalados os 23 locais onde as pessoas podem utilizar os transportes públicos através dos autocarros da autarquia que, mediante cobrança de bilhete simples e respectivo recibo, transportam as pessoas para a sede de concelho ou para as respectivas moradas.

O valor dos bilhetes, que depende, naturalmente, das distâncias a percorrer (entre 3 e 21 quilómetros), varia entre 1,15 euros e 2,65 euros.

VILA POUCA DE AGUIAR TRANSPORTE ALUNOS DOENTES CENTRO DE SAÚDE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)