Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Alunos voltam hoje a protestar

Os alunos do Básico e do Secundário foram mobilizados durante o fim-de-semana, através de mensagens de telemóvel, para voltar hoje aos protestos nas escolas.
17 de Novembro de 2008 às 00:30
Durante o fim-de-semana vários estudantes do Básico e Secundário receberam SMS a convocar os protestos
Durante o fim-de-semana vários estudantes do Básico e Secundário receberam SMS a convocar os protestos FOTO: Manuel Moreira

A denúncia é feita por Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap): "Os alunos estão a receber três a quatro SMS por dia. Fala-se em ir vestido de preto e não entrar nas salas de aulas em protesto contra o Estatuto do Aluno. Os pais estão muito preocupados com a situação vivida nas escolas", afirmou ao CM. O responsável da Confap apela "ao primeiro-ministro, à ministra da Educação e aos sindicatos para reunirem e analisarem o que é possível fazer para devolver a tranquilidade às escolas e para encontrar uma plataforma de entendimento, para que a avaliação dos professores se faça com as alterações propostas pelo Conselho das Escolas".

A Plataforma Estudantil inicia hoje a campanha ‘Senhora Ministra, demita-se’, que prevê uma manifestação nacional para o último dia de aulas do 1º período. Mas o porta--voz, Luís Baptista, nega envolvimento nas SMS. "Há muita insatisfação nas escolas e cria-se correntes de SMS espontâneas e cenários indesejáveis, como atirar ovos, que só descredibilizam a luta dos estudantes."

A não distinção entre faltas justificadas e injustificadas continua a ser a principal queixa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)