Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Mais de 20% dos alunos fumam

Há crianças com 12 anos em meio escolar já com hábitos tabágicos.
João Saramago 17 de Novembro de 2015 às 01:00
Um em cada dez alunos fuma meio maço de cigarros por dia
Um em cada dez alunos fuma meio maço de cigarros por dia FOTO: Janek Skarzynski/AFP

Para 21% dos estudantes do terceiro ciclo e do secundário, fumar tornou-se num hábito. De acordo com um estudo realizado em 20 escolas do concelho de Coimbra, 10,2% dos jovens fumam pelo menos meio maço (dez cigarros) de tabaco por dia.

Revela a investigação que "são os alunos mais novos, com idades entre os 12 e os 13 anos, os que mais relatam ter começado a fumar na escola". Uma tendência que é superior nas raparigas, de acordo com o estudo elaborado pela Delegação de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) e pelo Laboratório de Bioestatística e Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

O estudo, que envolveu 3289 alunos, dos quais 1584 do sexo masculino, é esta terça-feira apresentado em Coimbra. Para João Rui de Almeida, presidente da delegação de Coimbra da FPP, estes resultados "alertam para a necessidade de se apostar em campanhas de sensibilização nas escolas sobre os malefícios do tabaco". "A maioria dos alunos fumadores dizem que os pais fumam em casa", explica.

Embora a generalidade dos alunos (95,8%) afirme ter consciência dos malefícios do tabaco, só 57,9% dos fumadores revelaram que gostariam de deixar de fumar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)