Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Amigos matam fome a família

Há sete anos que o azar persegue Maria Bela, 41 anos, e os dois filhos, Fábio, de 18, e Adélia, de 13, residentes em Ribeira de Chilha, Sertã. Em 2005 foi-lhe diagnosticado um cancro e, pouco depois, um incêndio destruiu-lhe a casa.
1 de Abril de 2013 às 01:00
Maria Bela está desempregada, mas conta com a ajuda da família e amigos para alimentar os filhos
Maria Bela está desempregada, mas conta com a ajuda da família e amigos para alimentar os filhos FOTO: Edgar Martins

A doença obrigou a longos períodos de tratamento que a impediram de manter um emprego regular. Durante anos, o seu único rendimento eram 140 euros da Segurança Social. No último ano conseguiu trabalho no Arquivo Municipal da Sertã, mas o programa ocupacional chegou ao fim e Maria Bela está novamente desempregada. Sem forma de pagar a renda da casa onde residia, mudou-se para uma velha habitação que herdou dos pais.

De lágrimas nos olhos, Maria Bela, conta que "houve dias que não tinha sequer leite para dar às crianças", e que ainda hoje, se não fosse a solidariedade da família e de amigos "passaria fome". Os filhos fazem o que podem para contribuir. Adélia ajuda nas tarefas domésticas e Fábio passa os fins de semana e férias a trabalhar nas obras. São eles que lhe dão força para continuar a lutar. José Farinha Nunes, presidente da Câmara da Sertã, diz que a autarquia está a tentar encontrar uma solução para que Maria Bela volte a trabalhar.

sertã família fome amigos rendimento ajuda desemprego
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)