Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Anestesia trocada no Hospital de Braga

Fernando José da Costa, 68 anos, nem queria acreditar quando o chefe da equipa médica que o operou à mão esquerda, no Hospital Central de Braga, lhe disse quee tinha sobrevivido à intervenção cirúrgica "por milagre".

23 de Dezembro de 2011 às 01:00
Fernando Costa diz que esteve às portas da morte devido a uma anestesia errada e exige desculpas
Fernando Costa diz que esteve às portas da morte devido a uma anestesia errada e exige desculpas FOTO: Secundino Cunha

"Disse-me que tinha sofrido duas paragens cardíacas, a segunda das quais muito profunda. Sobrevivi graças a Deus", disse o paciente ao CM, manifestando-se revoltado pelo facto de ter sido alvo de um erro clínico grave.

É que na preparação da intervenção cirúrgica a que foi submetido no passado dia 9, Fernando Costa foi anestesiado com um medicamento errado, o que lhe terá provocado as duas paragens cardíacas.

"No dia seguinte à operação, o médico veio ao meu quarto e perguntou-me se eu acredito em Deus. Eu disse-lhe que sim, que até sou muito católico, mas questionei o motivo de tal pergunta. Aí ele disse-me que eu tinha morrido duas vezes e ressuscitado por milagre", explicou o paciente ao CM.

A direcção do Hospital de Braga confirma a existência de uma queixa e diz que "está em curso um processo de averiguações sobre o assunto".

Fernando Costa, que tem diabetes, diz que não pretende qualquer indemnização, mas considera que lhe deveria ter sido formulado um pedido de desculpas.

"Eu, por acaso, fiquei cá para contar a história, mas podia ter morrido, e o que espero é que não haja outro engano destes", acrescentou Fernando Costa.

Contactado pelo CM, um especialista em reumatologia disse que, "apesar de poder ter ocorrido uma troca de anestesias, há que ter em consideração que, por mais simples que seja a cirurgia e por mais baixo que seja o risco anestésico, ele existe: uma anestesia correcta pode causar paragem cardíaca".

ANESTESIA OPERAÇÃO BRAGA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)