page view

Apagão obrigou a transferir doentes entre hospitais

Três doentes à espera de cirurgia transferidos do Curry Cabral para São José.

01 de maio de 2025 às 01:30

O apagão de segunda-feira obrigou unidades locais de saúde a transferirem doentes entre hospitais. Um dos casos aconteceu na ULS São José (ULSSJ), em Lisboa, tendo sido transferidos três doentes do Hospital Curry Cabral para o Hospital São José. De acordo com a ULSSJ, a medida preventiva deveu-se ao facto de que "o bloco operatório mantido operacional para as situações de emergência foi o de São José".

Nas unidades da ULSSJ "todos os geradores arrancaram sem constrangimentos", mas no caso da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), foi necessário pedir "com urgência" o abastecimento de combustível para manter os geradores a funcionar durante o apagão. Segundo a ULS São José, a capacidade do depósito, 400 litros, só permite ter energia para 5 horas. A maior dificuldade, refere a ULSSJ, foi verificada no transporte de combustível, "situação que foi ultrapassada em tempo útil".

Os vários hospitais da cidade de Lisboa foram abastecidos de combustível para os geradores ao longo do dia do apagão. Segundo o presidente da autarquia, Carlos Moedas, foram fornecidos pela autarquia "mais de 3500 litros" aos hospitais de São Francisco Xavier, São José, Dona Estefânia, Capuchos, Curry Cabral, MAC, Instituto do Sangue, SAMS, Hospital da Cruz Vermelha e um Centro de Hemodiálise.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8