Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Aplicação que alerta para Covid está por dias

App vai permitir localizar contactos próximos de alguém diagnosticado.
Edgar Nascimento 6 de Agosto de 2020 às 09:55
Aplicação de tecnologia nacional está a ser testada por “quase mil pessoas”
Aplicação de tecnologia nacional está a ser testada por “quase mil pessoas” FOTO: João Cortesão
A aplicação para telemóveis que vai permitir localizar contactos próximos de alguém diagnosticado com Covid-19 nas 48 horas anteriores ao teste está “por dias”, garantiu esta quarta-feira Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, a Stayaway Covid está a ser testada por “quase mil pessoas”, explicou o responsável, que garantiu que os dados recolhidos pela aplicação serão “apagados após 14 dias, para evitar que dados pessoais estejam guardados para lá do que é necessário”.

O sistema permite notificar quem, nas 48 horas anteriores ao diagnóstico, contactou com proximidade (a menos de dois metros e por mais de 15 minutos) com alguém infetado com Covid-19. “A app preserva ao máximo a privacidade e liberdade de movimentos de quem a utiliza”, assegurou.

No relatório de situação divulgado esta quarta-feira, há 167 novos casos de Covid-19, mais um óbito e 247 recuperados.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Luís Goes Pinheiro Stayaway Covid aplicação Covid-19 ciência e tecnologia
Ver comentários