Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Aposentação de professores em mínimos históricos

Este ano reformaram-se cerca de 600 professores, o número mais baixo de sempre.
Bernardo Esteves 31 de Outubro de 2016 às 08:24
Redução acentuada nas aposentações impede entrada de novos docentes
Redução acentuada nas aposentações impede entrada de novos docentes FOTO: Sérgio Lemos
O número de professores aposentados desceu este ano para mínimos histórico. Quando faltam ainda conhecer os números de dezembro, apenas 561 docentes pediram a reforma, pelo que os valores no final do ano deverão rondar os 600 professores. É cinco vezes menos do que a média de 3232 docentes que se aposentaram anualmente nos últimos sete anos , segundo dados do blogue especializado Arlindovsky.

Na origem desta redução, já verificada nos dois últimos anos e que se acentuou em 2016, está a subida da idade de aposentação para mais de 66 anos e o aumento das penalizações para reformas antecipadas, que atinge os 6% ao ano.

"Um professor de 60 anos que trabalhe desde os 20, apesar de já ter completado 40 anos de vida contributiva seria penalizado em 36% na reforma antecipada, só devido à idade, sem contar com outras reduções", exemplifica Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, frisando que "a esmagadora maioria não tem alternativa que não seja manter-se até ao limite".

As consequências são o envelhecimento da classe. "É inaceitável o que se está a passar quando todos conhecem as consequências: maiores dificuldades no exercício profissional, absentismo por doença a aumentar, milhares com doenças incapacitantes, e impedimento da entrada dos mais jovens, trazendo os seus conhecimentos e dinâmicas", afirma Mário Nogueira, que elege a antecipação da idade da reforma como "um dos principais motivos de luta" e critica "a hipocrisia dos que dizem conhecer o problema e nada fazem". "Há dias, pela segunda vez este ano, vimos PS, PSD e CDS juntos votarem contra um regime de aposentação justo", disse.
Mário Nogueira Fenprof PS PSD CDS educação escolas professores docentes aposentação reformas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)