Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Aprenda a ser produtivo no fim-de-semana

Saiba quais os conselhos da especialista em gestão do tempo, Laura Vanderkam, para que não volte a desperdiçar um fim-de-semana sentado no sofá em frente à televisão.
26 de Outubro de 2013 às 09:13
O fim-de-semana é essencial para recarregar energias
O fim-de-semana é essencial para recarregar energias FOTO: Sam Edwards

Laura Vanderkam, autora do livro ‘O Que a Maioria das Pessoas Bem-Sucedidas Faz Antes do Pequeno-Almoço', revelou ao CM quais os segredos para um fim-de-semana revitalizante e produtivo. Aproveite bem estes conselhos e deixe o stress bater com o nariz na porta.

DICAS PARA UM FIM-DE-SEMANA PRODUTIVO:

PENSE EM GRANDE. Faça uma boa e longa lista de coisas que goste de fazer no fim-de-semana: aproveite a sua cidade, dê passeios, frequente aulas, reúna-se com os amigos e pratique exercício. Deve ter uma grande lista de coisas para escolher, para nunca questionar o que vai fazer para se divertir.

PLANEIE. Uns dias antes de cada fim-de-semana, escolha algumas atividades para incluir na lista. A antecipação é um dos principais componentes da felicidade. Pensar no fim-de-semana seguinte permite também prolongar alguma da felicidade por concretizar durante a semana.

NÃO SE SOBRECARREGUE. Dito isto, não planeie a cada minuto. Basta escolher entre três a cinco eventos para que, desta forma, os principais horários fiquem preenchidos: sexta-feira à noite e os dias e as noites de sábado e domingo.

PERMITA O ACASO. Faça planos para ir a lugares interessantes e, depois, veja que aventuras pode encontrar por lá. Apesar de planear os fins-de-semana parecer estragar a espontaneidade, na verdade permite ajudá-lo a sair de casa.

PLANEIE ALGO DIVERTIDO PARA DOMINGO À NOITE. Muitas pessoas acabam por não aproveitar o domingo por já estarem a pensar na segunda-feira. A maneira de contornar isso é planear algo agradável para a noite de domingo. Nada de muito louco, pois vai ter de trabalhar no dia seguinte... Mas ter algo planeado vai ajudá-lo a extrair mais alegria das últimas horas do fim-de-semana.

DEIXE AS TAREFAS DOMÉSTICAS DE LADO. É frustrante passar um fim-de-semana a cumprir tarefas e a fazer recados. Ofereça a si mesmo uma janela de tempo para conseguir fazer o que tem de ser feito. Se der por si a olhar para o chão que está sujo, pense: esta não é a altura certa para tratar disto.

DESCONECTE-SE POR UM BOCADO. Sim, muitas pessoas precisam de trabalhar durante o fim-de-semana, mas fique pelo menos 24 horas sem olhar para o seu e-mail. Vai ficar mais relaxado e vai sentir todo o tipo de ideias a surgir no seu cérebro quando ele é forçado a experimentar uma vida um pouco diferente.

PLANEIE A PRÓXIMA SEMANA. Quer ‘bater' na segunda-feira. Parte disso acontece porque sabe o que o espera quando a semana começa. Aproveite uma tarde de sexta-feira ou um domingo à noite para pensar nos seus principais objetivos e pense no que pode concretizar na semana seguinte. Aponte essas tarefas na sua agenda e prepare-se para conquistar o mundo!

Laura Vanderkam revelou ao CM o que considera ser um bom fim-de-semana: "Um fim-de-semana bem passado é aquele que gera grandes memórias e lhe oferece energia suficiente para começar a semana em grande".

A especialista em gestão do tempo acrescentou ainda que a maioria das pessoas não sabe gerir os seus tempos livres. "Eu não acho que a maioria de nós saiba gerir bem os tempos livres. Nós não pensamos como queremos gastá-los. O tempo que passamos fora do trabalho é tão importante como o tempo que lá passamos, em termos da criação de uma vida plena. Ser intencional pode ser muito proveitoso", assinala.


BILHETE DE IDENTIDADE DO LIVRO:

Título: 'O Que a Maioria das Pessoas Bem-Sucedidas Faz Antes do Pequeno-Almoço'
Autores: Laura Vanderkam
Sinopse: Laura Vanderkam juntou os seus três e-books mais populares num guia completo. Este livro vai ajudar os leitores a criar hábitos que levam a uma vida mais equilibrada, feliz e produtiva, apesar da pressão dos horários a cumprir.
Páginas: 192
Ano: 2012
Editor: Penguin USA
ISBN: 9781591846697
Preço: 14 euros na Fnac

Laura Vanderkam Fim-de-Semana Gestão Tempo Dicas
Ver comentários