Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Arcebispo de Évora disponibiliza recursos da arquidiocese para refugiados

A situação dos refugiados "é tremendamente aflitiva" para o mundo e, em particular, para a Europa, disse o arcebispo.
21 de Setembro de 2015 às 18:22
O arcebispo de Évora José Alves
O arcebispo de Évora José Alves FOTO: CMTV

O arcebispo de Évora, José Alves, manifestou esta segunda-feira disponibilidade para o acolhimento de refugiados em imóveis devolutos da arquidiocese, afirmando estar convencido que muitas pessoas das paróquias vão colaborar como voluntárias nas estruturas de receção.

"Quando formos solicitados, estamos abertos a poder colaborar com edifícios que tenhamos eventualmente devolutos para albergar as pessoas que não tenham alojamento", afirmou o prelado. José Alves falava aos jornalistas à margem de uma visita do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, às obras de reabilitação da Igreja de São Francisco e da Capela dos Ossos, em Évora.

O arcebispo mostrou-se "convencido" de que "muita gente das paróquias e das instituições" da Arquidiocese de Évora "vai colaborar como voluntária" naquilo que considerou uma "ação humanitária". José Alves realçou que "muitas congregações religiosas e instituições ligadas à igreja" já integram uma plataforma, que foi constituída por entidades privadas para dar uma resposta aos refugiados que chegam ao país.

A situação dos refugiados "é tremendamente aflitiva" para o mundo e, em particular, para a Europa, disse o arcebispo, assinalando que "dezenas e centenas de milhares de pessoas ficam sem casa, sem trabalho, sem recursos e sem pátria". "Todos nós nos temos de sentir comprometidos para ajudar a minorar os efeitos perniciosos desta tragédia humana", referiu.

Em Portugal, quase uma centena de autarquias já se disponibilizou para receber refugiados, mas os municípios afirmam esperar indicações do Governo e do Conselho Português para os Refugiados (CPR), enquanto grupos de cidadãos e instituições civis se têm desdobrado em iniciativas.

arcebispo de Évora José Alves Évora refugiados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)