Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Armadores de Quarteira recebem balsas de salvamento para reduzir acidentes

A atribuição dos meios de salvamento resulta de uma candidatura ao Programa Operacional de Pescas.
17 de Janeiro de 2015 às 17:42
Armadores da Quarteira recebem balsas de salvamento para reforçar a segurança nas embarcações
Armadores da Quarteira recebem balsas de salvamento para reforçar a segurança nas embarcações FOTO: Sérgio Lemos

A Associação dos Armadores e Pescadores de Quarteira (Quarpesca) entregou este sábado a profissionais do setor mais de 30 balsas de salvamento e três dispositivos de localização para reforçar a segurança a bordo das embarcações, em caso de acidente.

Em declarações à Lusa, à margem da cerimónia de atribuição dos meios de salvamento, o presidente da Quarpesca disse que as balsas (ou jangadas) foram atribuídas, na sua maioria, aos armadores dos navios maiores, com mais de dez metros, que se dedicam à pesca do cerco, pesca com redes, entre outras artes de pesca.

Sublinhando que as balsas pequenas têm capacidade para levar mais de seis pessoas, Hugo Martins lembrou a importância de dotar as embarcações com meios de prevenção de acidentes, como os dispositivos de localização pessoal (PLB), dotados de GPS, também entregues entregues hoje, e que permitem localizar a embarcação a partir de terra.

"Os acidentes no mar são cada vez mais frequentes e o único remédio é estarmos preparados, apetrechando as embarcações com o equipamento mais moderno possível, o que pode ajudar a salvar vidas", sublinhou.

A atribuição dos meios de salvamento resulta de uma candidatura ao Programa Operacional de Pescas (Promar), que financiou em 90% os custos da aquisição dos equipamentos, que rondou os 90 mil euros. Segundo Hugo Martins, a candidatura, aprovada em finais de 2014, foi um processo "com muitos avanços e recuos", que durou dois anos, iniciado pela anterior direção da associação.

A Quarpesca tem 140 associados, mas o número de profissionais da pesca em Quarteira deverá ascender aos 300, estimou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)