Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Arquipélago dos Açores sob aviso amarelo

As nove ilhas dos Açores vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, até terça-feira devido à previsão de chuva, por vezes forte.
1 de Abril de 2013 às 11:21

Para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para precipitação a partir das 12h00 desta segunda-feira até às 03h00 de terça-feira.

No caso do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) está prevista precipitação entre as 15h00 desta segunda-feira e as 09h00 de terça-feira.

Já para o grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), o aviso amarelo, por causa da precipitação, é referente ao período entre as 12h00 de hoje até às 09h00 de terça-feira.

Segundo a Proteção Civil dos Açores, que cita o IPMA, o agravamento das condições meteorológicas nos Açores deve-se a um sistema frontal com deslocamento para leste.

Na sequência destas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

A Proteção Civil aconselha ainda a limpeza dos sistemas de drenagem, consolidação de telhados, portas e janelas e que não seja despejado lixo ou entulho nas ribeiras ou que as mesmas estejam obstruídas com troncos ou ramadas.

açores ilhas mau tempo proteção civil aviso amarelo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)