Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Associação Contra a Leucemia inaugura nova sede em Lisboa

Rui Veloso, Camané, Graça Morais são alguns dos artistas solidários que esta quinta-feira compareceram na inauguração da nova sede da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL).
29 de Abril de 2010 às 14:08
Associação contra Leucemia tem nova sede
Associação contra Leucemia tem nova sede FOTO: direitos reservados

A sede funciona no antigo atelier do pintor Mário Cesariny, localizado na Rua Nunes Claro, junto à sede da Caixa Geral de Depósitos, ao Campo Pequeno, em Lisboa.

O edifício, propriedade da autarquia de Lisboa, foi cedido  através de protocolo de cedência - à APCL, que gastou 180 mil euros para recuperar o imóvel, que se encontrava em avançado estado de degradação. A associação paga uma renda simbólica, de 80 euros por mês.

Duarte Lima, da direcção da APCL, explicou ao CM a importância de a associação dispor de uma sede. “Funcionávamos numa sala de 16 metros quadrados, cedida gentilmente pelo grupo Espírito Santo Saúde. Agora temos estas instalações que nos permitem receber e apoiar os doentes e seus familiares, porque estamos próximos do Instituto Português de Oncologia (IPO). Aqui temos espaço para desenvolver o nosso apoio na investigação científica.”

A APCL já deu, desde 2003, cerca de 600 mil euros para financiar projectos pioneiros de investigação científica na área da hematologia, a investigadores do IPO de Lisboa, do Instituto Gulbenkian da Ciência e do Instituto Superior Técnico, nas áreas da bio-engenharia e biotecnologia.

Rui Veloso disse esperar que com a sua presença seja possível mobilizar mais gente e atrair potenciais dadores de medula óssea. “É importante dizer às pessoas que não custa nada doar medula óssea, não dói, basta dar um pouco de sangue e com isso salvar uma vida.”

Camané disse que participa nos espectáculos promovidos pela APCL para sensibilizar as pessoas para a causa da associação. “É bom saber que, através dos espectáculos, se conseguiu atrair muitos dadores.”

Ambos os artistas não são dadores. Rui Veloso explicou que já ultrapassou a idade para poder doar medula óssea.

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)