Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Atividade gripal entrou no período epidémico

Vacinação é a melhor forma de prevenir a doença.
9 de Janeiro de 2015 às 10:36
Atividade gripal em Portugal entre 29 de dezembro e 4 de janeiro foi elevada
Atividade gripal em Portugal entre 29 de dezembro e 4 de janeiro foi elevada FOTO: Jupiter Images

A subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reforçou esta sexta-feira o apelo à vacinação contra a gripe, lembrando que os dados da atividade gripal indicam que se entrou no período epidémico.


"A vacinação é a melhor forma de prevenir a doença e as suas complicações. Recomendamos também medidas de higiene como a lavagem das mãos e evitar o contacto com pessoas doentes", disse Graça Freitas, reforçando o apelo, em especial para os idosos, crianças ou pessoas com doenças crónicas.


Segundo explicou, a atividade gripal em Portugal entre 29 de dezembro e 4 de janeiro foi elevada e está acima da atividade basal, o que indicia o início do período epidémico.


"Neste momento, a atividade gripal é semelhante à que atingiu no ano passado perto do pico mas, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, a incidência, o número de pessoas que estará doente por cem mil habitantes é de 127,7 e isso levou a que a linha de base fosse ultrapassada e se considere que entrámos no período epidémico", afirmou Graça Freitas. 

gripe saúde epidemia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)