Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Saiba como os jovens lidam com a diabetes

Colónia de férias ajuda a ultrapassar os estigmas.
Edgar Nascimento e Hugo Mesquita 23 de Agosto de 2015 às 17:58
As palestras sobre os cuidados a ter são comuns no acampamento
As palestras sobre os cuidados a ter são comuns no acampamento FOTO: DR
A integração e liberdade são os dois princípios que a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (ADJP) pretende incutir aos jovens diabéticos que anualmente participam na colónia de férias no parque de campismo de Montargil, no concelho de Ponte de Sor. "Queremos promover a integração destes jovens através da prática desportiva, sobretudo desportos radicais. Queremos também que eles percebam que se tiverem responsabilidade na gestão da sua condição, poderão ter mais liberdade, poderão fazer o que quiserem, como todos os outros," explica ao CM a médica Susana Castilho, que tem diabetes tipo 1 e participa nestes acampamentos desde os 14 anos: primeiro como paciente, depois como monitora e agora como médica.

Canoagem, rapel, escalada, slide, tiro ao arco e paintball são algumas das atividades que os cerca de 30 jovens têm a oportunidade de praticar. O desporto é fundamental para estes jovens, pois permite que o "os níveis de açúcar no sangue diminuam," explica a médica da colónia. Estas atividades são acompanhadas também por algumas palestras sobre a doença. Os inscritos são acompanhados por vários monitores, jovens adultos também diabéticos, duas médicas e uma enfermeira. Todos em regime de voluntariado.

A formação dos pais é também bastante importante e tida em conta pela ADJP, que promove atividades com os pais para que estes compreendam melhor a diabetes de modo a que, desta forma, possam ajudar os filhos a lidar da melhor maneira com a situação. A aceitação das crianças à colónia tem sido muito boa e, são vários os que todos os anos regressam ao parque para repetir as experiências.
Ver comentários