Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2
Siga o CM no WhatsApp e acompanhe as principais notícias da atualidade Seguir

Detidos os nove ativistas climáticos que cortaram a Segunda Circular em Lisboa

Condutores empurraram os jovens para fora da estrada.
João Carlos Rodrigues 3 de Outubro de 2023 às 09:32
A carregar o vídeo ...
Ativistas cortam Segunda Circular

Nove ativistas climáticos, do grupo Climáximo, bloquearam o trânsito na Segunda Circular, em Lisboa, na manhã desta terça-feira, no sentido Benfica-Aeroporto. Já foram todos detidos. Fonte oficial da PSP adiantou que, formalmente, só há nove detidos indiciados pelos crimes de atentado à segurança do transporte rodoviário e perturbação da ordem pública.

O protesto, junto à sede da Galp, começou pelas 9h00 e acabou por ser travado por condutores que empurraram os jovens para fora da estrada.

Dois ativistas pendurados no viaduto foram retirados de autoescada. Os Bombeiros Sapadores de Lisboa estiveram no local para os retirar em segurança. A PSP foi mobilizada, incluindo elementos da Unidade Especial de Polícia. O INEM também foi chamado, mas não teve de intervir.

O protesto causou extensas filas de trânsito, tendo a circulação ficado normalizada cerca das 11h30.

"A cada dois dias, as emissões de Portugal matam mais do que os incêndios em Pedrogão. Há décadas que os governos sabem da destruição e morte da crise climática, e escolheram continuar a queimar combustíveis fósseis", referiu o grupo ambientalista num comunicado enviado às redações.

O Climáximo tem sido protagonista de ações polémicas em prol do clima. Recorde-se que na semana passada, ativistas do mesmo grupo pintaram de vermelho a fachada da Feira Internacional de Lisboa, no dia em que decorria um evento sobre aviação. 

Trânsito ativistas Lisboa questões sociais
Ver comentários
C-Studio