Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Aumentam pedidos de ajuda financeira de doentes com leucemias

A presidente da Associação Portuguesa de Linfomas e Leucemias (APLL) afirmou este sábado no Porto que tem recebido um número crescente de pedidos de ajuda financeira de doentes para pagarem despesas relacionadas com "medicamentos, próteses dentárias e óculos".
9 de Junho de 2012 às 16:32

"Não é uma realidade nova, mas tem aumentado de forma mais acentuada desde Outubro", disse Isabel Leal Barbosa, considerando que a "redução na comparticipação" de alguns medicamentos poderá ter contribuído para um aumento das dificuldades com que estes doentes se confrontam.

A presidente da APLL falava à Lusa no âmbito do 4.º Encontro de Doentes e Familiares da Associação Portuguesa de Linfomas e Leucemias, que se realizou na Casa da Música, no Porto.

Isabel Leal Barbosa propôs "um grande registo nacional de doentes com leucemias, linfomas e outras doenças do sangue para que seja possível uma maior entreajuda entre todos os que estão a passar ou já passaram por estas doenças".

"Com este encontro pretendemos dar mais um passo no caminho dessa entreajuda que é essencial, sobretudo pelo exemplo e testemunho dos que sobreviveram", sublinhou.

A dirigente da APLL salientou ainda o apoio de várias entidades e da sociedade civil em geral à organização de iniciativas destinadas à angariação de fundos.

"Temos aumentado as iniciativas e muita gente se tem associado. A sociedade tem respondido aos nossos pedidos o que nos vai permitindo prestar ajuda financeira aos doentes mais carenciados", frisou.

A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) foi criada em Abril de 2001 por profissionais de saúde do serviço de Onco-hematologia do IPO e familiares dos doentes.

O principal objectivo da associação é fomentar o desenvolvimento do tratamento e investigação clínica e laboratorial, ensino e divulgação das doenças oncológicas do sangue, assim como dar apoio aos doentes e seus familiares.

O 4º encontro de Doentes e Familiares da APLL contou com a participação de, entre outros, Manuel Pizarro, ex-secretário de Estado e especialista em Medicina Interna, Rui Nunes, professor Catedrático de Sociologia Médica/Bioética, e do onco-hematologista Herlânder Marques.

Leucemias linfomas APLL medicamentos próteses óculos apoio financeiro doentes Isabel Leal Barbosa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)