Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Avastin precisa de controlo frigorífico

O Avastin (bevacizumab) é um medicamento que exige cuidados especiais de conservação para garantir a esterilidade da solução preparada. Deve ser mantido, no máximo, 24 horas em temperaturas de 2 a 8 graus centígrados, a menos que a diluição seja feita em condições controladas e variadas.
11 de Agosto de 2009 às 00:30
O Avastin é um produto manipulado na farmácia hospital e necessita de controlo rigoroso na temperatura, para manter as suas propriedades intactas
O Avastin é um produto manipulado na farmácia hospital e necessita de controlo rigoroso na temperatura, para manter as suas propriedades intactas FOTO: Manuel Moreira

Esse controlo na temperatura dos medicamentos conservados nos frigoríficos não existiu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, uma falha admitida pela própria direcção clínica na última semana.

A falta de controlo na temperatura provoca alteração nos medicamentos e, quando administrados aos doentes, podem causar efeitos secundários graves.

Guadalupe Simões, vice-coordenadora nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), explica ao CM as alterações que um medicamento pode apresentar quando não é conservado nas condições exigidas. "Sofre alteração da composição, que pode ser a sedimentação ou cristalização dos químicos e, quando administrado no doente, irá causar efeitos secundários."

Segundo a responsável, tomar um "comprimido fora do prazo da validade é uma coisa, pode ter efeitos na pessoa, mas quando o medicamento é um injectável endovenoso, pode ter efeitos secundários muito graves".

Guadalupe Simões questiona o controlo de qualidade com que são mantidos e armazenados os medicamentos e o porquê de só agora a direcção do hospital admitir uma falha nas temperaturas dos frigoríficos. "Antes disto suceder como é que funcionava? Não havia controlo da refrigeração? Como são preparados os medicamentos", interroga-se.

Um dos seis doentes que cegaram após a injecção de um tóxico, Walter Bom, mantém a sua situação: "Continuo a ver tudo negro", afirmou ao CM. O HSM não confirma se vão ser dadas mais altas clínicas esta semana.

APONTAMENTOS

INSPECÇÕES

Um problema nos frigoríficos da farmácia hospitalar foi uma falha detectada pelas inspecções.

TRATAMENTOS

O Avastin é um medicamento aprovado para tratar o cancro do cólon mas é também utilizado no tratamento ocular.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)