Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Aveiro: Mais de mil pessoas protestam contra o Governo

Mais de mil pessoas juntaram-se este sábado, em Aveiro, à manifestação "Que se lixe a 'troika', o povo é quem mais ordena".
2 de Março de 2013 às 18:33

Entre os cartazes com palavras de ordem contra o Governo e contra a 'troika', destacava-se uma vassoura empunhada por um dos manifestantes.

"Simbolicamente, trago uma vassoura, porque este país precisa é de ser varrido, de ser limpo. Quando temos lixo em casa, varremo-lo para o contentor e o país, neste momento, tem lixo a governar-nos", disse à Lusa Celso Assunção, de 57 anos.

Pela primeira vez desempregado, após ter trabalhado 34 anos numa mercearia, em Aveiro, Celso Assunção diz estar a receber 390 euros de subsídio de desemprego e mostra-se preocupado com o futuro do país.

"Todos os dias estão a fechar dezenas de lojas neste país e a preocupação por parte de quem nos governa não é nenhuma", afirmou, acrescentando ser esta a primeira vez que participa numa manifestação desde o 25 de Abril de 1974.

Ao som de "Grândola, Vila Morena", de José Afonso, e entoando palavras de ordem como "Desemprego em cima, salário em baixo e rapa o tacho e rapa o tacho" e "É preciso, é urgente, uma política diferente", os manifestantes desfilaram ao longo da avenida Lourenço Peixinho em direção à praça Marques de Pombal.

O movimento "Que se lixe a 'troika'" convocou para este sábado manifestações em mais de 40 cidades, em Portugal e no estrangeiro para pedir o fim das políticas de austeridade.


Com o lema "Que se lixe a 'troika', o povo é quem mais ordena", a manifestação de Lisboa, que conta com o apoio da CGTP, coincide com a presença da delegação da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), na capital, para fazer a sétima avaliação do memorando de entendimento.

A PSP já anunciou que o policiamento para as manifestações vai ser "o adequado e necessário", para garantir a segurança.

As manifestações foram antecedidas por diversos protestos, junto de governantes, quase sempre ao som de "Grândola, Vila Morena".

troika Aveiro manifestação protesto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)