Cheiro da sardinha assada só a custo se fez sentir.
1 / 5
Muito fogo de artifício, balões no ar e esplanadas cheias por toda a cidade "mascararam" uma noite discreta de São João no Porto, onde o cheiro da sardinha assada só a custo se fez sentir.
As medidas de combate à covid-19 voltaram a adiar para 2022 a tradição de comemoração na rua do S. João, mas nem por isso a presença de pessoas, sobretudo jovens, deixou de se fazer sentir pela cidade.
Com os locais de diversão fechados desde as 18:00, a concentração deu-se junto aos bares e restaurantes, nomeadamente junto ao Jardim da Cordoaria, Praça dos Poveiros e Ribeira, onde, também, a PSP se apresentou para controlar os ajuntamentos.
Pelas 22:30, meia hora depois de terminadas as emoções do jogo de futebol entre Portugal e a França para o Euro2020, havia uma pequena multidão à porta dos bares, sem distanciamento social e com pouca gente a usar máscara, quase todos de copo na mão.
Num desses grupos, que apressadamente colocou a máscara assim que a reportagem da Lusa se aproximou, Gregório Lis, de Ovar, contou que aproveitaram o "facto de jogar a seleção e de ser o S. João para saírem um pouco de casa e conviver, contidos, por causa da situação atual".
De cachecol de Portugal ao pescoço, acrescentou sobre a tradição "que se volta a viver um ano muito atípico", apreciação que a amiga, Bárbara Santos, do Porto, concordou.
"Isto não é o S. João! Vemos as pessoas a divertirem-se, mas penso que tem muito a ver com o jogo da seleção e foi por isso que nos juntámos e viemos jantar", disse.
Apontando para 20 metros ao seu lado esquerdo onde começava o aglomerado de pessoas junto aos bares, afirmou que "estas deviam ter mais um bocado de cabeça".
Mais adiante, atarefado diante das brasas onde assava as sardinhas, Joaquim Fernando, do restaurante Nonna Piazza, falou com a Lusa sem tirar os olhos do peixe para dizer que "o movimento deste ano não só não é o normal, como nem para lá caminha".
Este ano, contou, "assou cerca de 300 sardinhas" até às 22:30, quando, nos anos normais da maior festa do Porto "por esta hora já teria assado umas mil".
Ainda assim, confessou, a autorização para os restaurantes poderem estar abertos até à 01:00 "foi uma boa ajuda", admitindo ser "o lado menos mau de um S. João com muitas limitações".
A conversa teve de acabar pois com novos pedidos a chegar foi tempo de se virar para a bacia onde mais cerca de 50 sardinhas aguardavam a sua vez de ir para as brasas.
Minutos depois, o contingente da PSP aumentou a sua presença no local, preparando a intervenção prevista para a meia-noite de desmobilização das pessoas do local rumo às suas habitações.
No resto da cidade só as esplanadas cheias de gente deixavam perceber ser uma noite de festa, numa noite em que as Fontainhas, centro das festividades há anos no Porto, ficou em silêncio e às escuras.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.