Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Banhistas salvam baleia na Fuseta

Polícia Marítima, nadadores-salvadores e turistas uniram esforços para salvar cetáceo.
14 de Julho de 2013 às 01:17
Baleia foi empurrada para zona mais profunda e rumou a mar alto
Baleia foi empurrada para zona mais profunda e rumou a mar alto FOTO: Tânia Brito

lUma baleia de bico com cerca de 5 metros de comprimento e o peso aproximado de 300 quilos, deu à costa, pelas 11h00 de ontem, na praia da Fuseta, em Olhão. Turistas, nadadores-salvadores e banhistas, num esforço mútuo, conseguiram retirar o animal do banco de areia onde tinha encalhado e encaminharam-no para uma zona mais profunda. Ao fim da manhã, o cetáceo, um macho adulto, rumou a mar alto, com as forças recuperadas.

Cansaço, doença ou danos nos sonares acústico e auditivo poderão ter estado na origem do arrojamento da baleia que, horas depois, foi vista a cerca de uma milha de Tavira, a nadar já na zona da Terra Estreita. Os movimentos do animal, de uma espécie rara, continuam a ser monitorizados pela Polícia Marítima e biólogos da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, com vista a garantir a sua segurança.

Este ano têm sido avistadas mais baleias na costa algarvia. Tal como o CM noticiou, o último avistamento ocorreu na zona de Lagos, onde alguns turistas puderam observar um cetáceo a partir de embarcações e também da costa.

baleia olhão fuseta banhistas
Ver comentários