Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Banhos autorizados em praias perigosas

Duas praias do concelho de Lagoa – Carvalho e Marinha – têm o areal praticamente todo em faixa de risco, devido à possibilidade de queda de arribas. Apesar do perigo para os banhistas (há cartazes que indicam o perigo de derrocada), estas praias não estão interditas.
26 de Maio de 2012 às 01:00
A praia do Carvalho é uma das que tem o areal em risco
A praia do Carvalho é uma das que tem o areal em risco FOTO: Luis ForraLusa

O Ministério do Ambiente esclarece que as praias "podem ser utilizadas para banhos", pois "as áreas de banho estão quase integralmente fora das faixas de risco", mas a utilização do areal "deve ser feita de forma cautelar e fora das faixas de risco", ou seja, "a seco nos períodos de baixa-mar".

Cruz Martins, capitão do porto de Portimão e Lagos, explicou que, apesar de a Autoridade Marítima aconselhar a não permanência nessas zonas, não pode impedir a presença dos banhistas nem aplicar coimas, excepto em casos de destruição da sinalética de perigo. Segundo Cruz Martins, as coimas apenas estão previstas para quem se encontra em zonas classificadas como faixas de risco interditas.

Nas últimas semanas têm sido realizadas demolições controladas em várias praias do Algarve. Em toda a região, existem 75 praias com arribas perigosas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)