page view

Barco que naufragou sábado no rio Douro encontrado em praia de Vila do Conde

Embarcação foi encontrada com os flutuadores da proa quer de bombordo, quer de estibordo, esvaziados.

02 de fevereiro de 2026 às 19:35

O barco que naufragou no sábado no rio Douro, junto à ponte do Freixo, no Porto, foi encontrado esta segunda-feira na praia Pinhal dos Elétricos, em Vila do Conde, revelou à Lusa o comandante adjunto da Capitania do Douro.

"O barco foi encontrado hoje, cerca das 15:00", acrescentou Pedro Cervaens, confirmando que o quarto dia de buscas terminou sem que fosse encontrado o corpo do segundo homem que seguia a bordo.

Segundo o oficial, a embarcação foi encontrada com "os flutuadores da proa, quer de bombordo, quer de estibordo, esvaziados".

"Comparativamente com os outros mais a ré da embarcação, estavam mais esvaziados, o que pode ser um indicador de que o problema pode ter sido uma entrada de água a partir daí", acrescentou Pedro Cervaens.

A descoberta permitiu ainda desfazer a dúvida sobre o comprimento da embarcação, revelando o oficial que esta "tinha menos de 12 metros", o que configura uma ilegalidade atendendo a que, quando naufragou estava em vigor um alerta laranja para probabilidade de cheias, o que proíbe embarcações de tamanho inferior a 12 metros de navegar.

A Autoridade Marítima informou ao final de dia de sábado que o segundo homem que seguia na embarcação naufragada, com cerca de 40 anos, se encontrava bem fisicamente após ter nadado até à margem.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8