Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Bebé de dois meses recebe novo coração

Um bebé de dois meses recebeu um coração novo na Unidade de Transplantação Cardíaca do Hospital de Santa Marta, em Lisboa. É o transplantado mais jovem do País. O recém-nascido, filho de pais indianos residentes em Portugal, sofria de uma cardiopatia congénita inoperável – malformação da estrutura ou função do coração –, tendo recebido um coração de outra criança, de dois anos, disse ao CM o cirurgião José Fragata, que realizou o transplante.
21 de Dezembro de 2011 às 01:00
Bebé de dois meses foi operado pela equipa do cirurgião José Fragata, no Hospital de Santa Marta, em Lisboa
Bebé de dois meses foi operado pela equipa do cirurgião José Fragata, no Hospital de Santa Marta, em Lisboa

A cirurgia teve lugar há duas semanas e o bebé está a recuperar, embora ainda continue internado nos cuidados intensivos, onde deverá permanecer durante mais 15 a 20 dias. Ontem, a mãe pegou no bebé pela primeira vez após a operação.

Segundo José Fragata, trata--se de uma cirurgia "muito delicada", mas não a mais complicada que alguma vez realizou. "Não é fácil colocar um coração que é quatro vezes maior na caixa torácica de um bebé", explicou o cirurgião, sublinhando o facto de agora o bebé ter de superar a fase dos imunossupressores, medicamentos que evitam a rejeição do transplante. Por se tratar de um coração, este bebé pôde ser transplantado em Portugal. Se necessitasse de um fígado, o mais certo seria ir para Espanha. A transplantação de fígados em crianças está parada há seis meses, com a suspensão do serviço nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Doentes e dadores vivos têm sido encaminhados para o Hospital La Paz, em Madrid. O ministro da Saúde, Paulo Macedo, revelou ontem que a reactivação dos transplantes hepáticos está dependente das condições que forem apresentadas pelos três hospitais que manifestaram interesse na actividade, em Lisboa, no Porto e em Coimbra.

TRANSPLANTE CORAÇÃO BEBÉ SANTA MARTA LISBOA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)