Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Bebé morre ao cuidado de Centro Social

Uma bebé de 15 meses morreu, anteontem de manhã, quando estava aos cuidados do Centro de Acolhimento Temporário do Centro Social Padre David, em Ruílhe, Braga. A pequena Maria do Sameiro Silva estava à espera de ser adoptada.

7 de Maio de 2009 às 00:30
A bebé estava no Centro de Acolhimento Temporário em Ruílhe, Braga, à espera de ser adoptada
A bebé estava no Centro de Acolhimento Temporário em Ruílhe, Braga, à espera de ser adoptada FOTO: Secundino Cunha

Há alguns meses, a Comissão de Protecção de Crianças retirou a menina aos pais, residentes em Vila Verde, por alegados maus tratos. Os progenitores sofriam de problemas de alcoolismo.

"Não imaginamos o que terá acontecido", disse ao CM o padre Dionísio, responsável pelo Centro Social Padre David. "A menina acordou às seis da manhã a chorar muito. Demos-lhe um iogurte e voltou a adormecer. Às 07h15, quando a fomos acordar, não acordava, mas ainda respirava", contou o pároco. "Chamámos logo o INEM, mas como não havia um médico disponível vieram os bombeiros de Viatodos que levaram a menina para o hospital", adiantou o responsável. Ao que o CM apurou, os voluntários encontraram a menina em paragem cardiorrespiratória. Maria acabou por morrer na unidade hospitalar de S. Marcos, em Braga, pouco depois de entrar na Urgência.

As causas da morte são desconhecidas, aguardando-se as conclusões da autópsia que hoje será realizada no Instituto de Medicina Legal de Braga. Segundo o padre Dionísio, a menina tinha realizado exames de saúde, incluindo ao coração, e não tinha qualquer doença diagnosticada.

94 CRIANÇAS MORRERAM NA ESTRADA

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2006 morreram 94 crianças em acidentes rodoviários, 18 por afogamento e seis por quedas. A asfixia /sufocamento fizeram seis vítimas infantis, assim como as queimaduras. Foi ainda registado um óbito por electrocussão, sendo que não houve registo de nenhuma morte por intoxicação.

Os dados foram ontem referidos durante a apresentação do Perfil e Relatório de Avaliação da Segurança Infantil em Portugal. De acordo com este documento, que contemplou a análise a 24 países europeus, Portugal ocupa o penúltimo lugar em termos de segurança infantil.

PORMENORES

EXAMES

Menina terá sido sujeita a diversos exames médicos, recentemente, e não lhe foi diagnosticada qualquer doença.

CRIANÇA SINALIZADA

A bebé foi retirada aos pais, com problemas de alcoolismo, por alegados maus tratos. Chegou a estar aos cuidados de uma ama, durante alguns meses, que tinha já dado entrada na Segurança Social com os documentos para adoptar a menina de 15 meses.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)