Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Benefício da Gardasil divide especialistas

Cerca de oito mil especialistas de Saúde Pública em Espanha apelaram à suspensão da vacinação contra o vírus que provoca o cancro do colo do útero, considerando serem insuficientes os estudos que garantem a eficiência da vacina. Luís Graça, presidente do Colégio de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos, considera despropositado, garantindo tratar-se de "um tratamento altamente eficaz".

18 de Fevereiro de 2009 às 00:30
A vacina Gardasil é comercializada em Portugal desde Dezembro de 2006
A vacina Gardasil é comercializada em Portugal desde Dezembro de 2006 FOTO: José Sena Goulão, Lusa

O debate em Espanha está aceso na sequência dos dois casos de efeitos secundários graves verificados em duas meninas em Valência. "É uma tontice pensar em suspender a vacinação contra o HPV". Questionado se existe alguma situação médica nas jovens que desaconselhe a vacinação, Luís Graça reconhece, porém, que ainda é prematuro saber. "Só a experiência nos vai ensinar se existe alguma condição que impeça a vacinação. Mas, pesando os benefícios e os riscos, não faz sentido suspender a vacinação".

Perante as alegações dos especialistas espanhóis, Luís Graça é peremptório: "Morrem cerca de 350 mulheres por ano, consequência do cancro do colo do útero. Se reduzirmos esse número para um terço, então é um sucesso".

Em Portugal foram registados 21 casos de reacção adversa à vacina Gardasil, dos quais 14 considerados graves. No entanto, questionada pelo CM, a Autoridade Nacional do Medicamento não esclareceu qual o actual estado clínico das jovens.

PORMENORES

DUAS MORTES

Duas mulheres morreram em 2008 depois de terem recebido a vacina Gardasil. A Autoridade Europeia de Medicamentos não encontrou relação directa.

VALÊNCIA

Na sequência dos casos detectados de meninas com efeitos secundários provocados pela vacina, apenas 24 jovens foram ontem vacinadas em Valência.

40 MILHÕES

Em Portugal foram disponibilizadas mais de 268 mil doses de Gardasil desde 2006. Foram detectados 21 casos de efeitos secundários.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)