Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Bento XVI já entregou anel do Pescador

O papa emérito Bento XVI já entregou o anel do Pescador ao cardeal camerlengo para que seja inutilizado, sinal de que o seu pontificado terminou, confirmou este sábado o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
2 de Março de 2013 às 15:00

Lombardi precisou que o anel do Pescador, que simboliza o poder pontifício, e o selo de chumbo que usava Bento XVI foram entregues à secretaria de Estado, que por sua vez os entregou à Câmara Apostólica, encarregue de administrar a Santa Sé quando não há papa e que é presidida pelo camerlengo, o cardeal Tarcísio Bertone.

Tanto o anel do Pescador como o selo serão inutilizados com várias marcas em forma de cruz.

Federico Lombardi adiantou ainda que os preparativos da Capela Sistina, onde decorrerá o conclave, ainda não começaram por ser necessária autorização da Congregação dos Cardeais, que se reunirá pela primeira vez na segunda-feira.

Os serviços técnicos do Vaticano já têm tudo pronto, mas de momento a capela continua aberta ao público.

A dois dias do começo das primeiras reuniões preparatórias do conclave, os cardeais continuam a chegar a Roma, onde já se encontram 141 dos 207 membros que compõem o Colégio Cardinalício.


Segundo Lombardi, em Roma residem permanentemente 75 cardeais e outros 66, vindo de vários países, já indicaram morada na cidade. Os restantes deverão chegar entre 04, 05 e 06 de março.

Na segunda-feira, a primeira reunião de cardeais começará cerca das 09:30 locais (08h30, hora de Lisboa) e a segunda por volta das 17h00 locais (16h00, hora de Lisboa).

Os cardeais irão analisar a possibilidade de o conclave poder ser antecipado.

A norma estabelece que o conclave comece entre 15 a 20 dias após o início da "sede vacante", para permitir a todos os cardeais chegarem a Roma.

Mas como a maioria dos cardeais viajaram para Roma para acompanhar os últimos dias do pontificado de Bento XVI, existe a possibilidade de o conclave poder ser convocado para 11 de março.

pontificado papa Bento XVI anel do pescador Vaticano
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)