Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Bispo usa pandemia em lição de hospitalidade

Peregrinos mantiveram máscara, mesmo no recinto, enquanto ouviam D. Américo Aguiar.
Isabel Jordão 14 de Junho de 2020 às 09:08
Imagem de Nossa Senhora que sai da Capelinha nas peregrinações completou ontem cem anos da chegada à Cova da Iria
Imagem de Nossa Senhora que sai da Capelinha nas peregrinações completou ontem cem anos da chegada à Cova da Iria FOTO: Paulo Cunha/Lusa
As novas regras impostas pela pandemia da Covid-19 e as consequências económicas e sociais que trouxe foram a nota dominante da peregrinação de junho ao Santuário de Fátima, a primeira do ano em que os peregrinos puderam participar, sendo as celebrações presididas por D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa.

No recinto de oração, os peregrinos mantinham a máscara no rosto e garantiam o distanciamento dos outros grupos, enquanto do altar D. Américo Aguiar lhes pedia para "desconfinarem devagarinho" e reaprenderem "a gramática da hospitalidade".

"Uma das grandes lições que a Humanidade aprendeu com a Covid-19 é que os nossos pequenos gestos podem ter uma consequência, não só em relação a quem está próximo, mas também comunitária e mesmo até universal", disse o presidente da peregrinação, desafiando a União Europeia a ser "uma verdadeira comunidade humana, mais hospitaleira, determinada no combate solidário às consequências económicas e sociais da pandemia, decidida no acolhimento de todos e apostada no respeito pela casa comum".

Nesta fase de "pós-globalização" "talvez possamos entender melhor a urgência de uma economia nova", destacou.

PORMENORES
Três grupos inscritos
Com as fronteiras fechadas, os grupos de peregrinos estrangeiros cancelaram a presença e apenas se inscreveram três grupos, todos portugueses.

Dúvidas para agosto
A peregrinação de agosto, uma das maiores do ano e dedicada aos migrantes, poderá não contar ainda com o programa habitual, devido à pandemia.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Lisboa Covid-19 Santuário de Fátima D. Américo Aguiar religião questões sociais demografia emigrantes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)