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Correio da Manhã

Sociedade
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Boa forma: Os portugueses já são dos mais gordos da UE

Os portugueses estão a aumentar de peso e a nossa linha alterou-se nos últimos anos. Mais de metade dos homens e um terço das mulheres têm quilos a mais e consomem em média 3741 calorias por dia, quando nos anos 60 do século passado a média ficava-se pelas 2473. Os dados são comprovados por um estudo da OCDE que diz que os portugueses já são dos mais pesados da União Europeia.

14 de Maio de 2012 às 01:00
Fazer exercício físico ajuda a manter a boa forma e a evitar várias doenças
Fazer exercício físico ajuda a manter a boa forma e a evitar várias doenças FOTO: MEDIOIMAGES/PHOTODISC

E nem os adolescentes escapam a esta tendência. Segundo um estudo internacional sobre os hábitos das crianças e adolescentes, que reúne dados de 200 mil jovens, os adolescentes portugueses estão entre os europeus que mais tomam pequeno-almoço, comem mais fruta e menos fumam. Mas o estudo demonstra que os nossos jovens praticam pouco exercício e são dos que apresentam mais excesso de peso.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o sedentarismo seja responsável todos os anos pela morte de dois milhões de pessoas. As doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, são a principal causa de morte, de incapacidade e de perda de qualidade de vida, sobretudo nos países desenvolvidos. Para prevenir estas doenças, a OMS recomenda um estilo de vida saudável, que inclua actividade física regular. Com a chegada do sol e das temperaturas que convidam a passar o dia na praia, chegam também as preocupações com a sua forma física.

Aproveite a ocasião. "Nunca é tarde", diz Hugo Pereira, mestre em saúde e bem-estar e personal trainer na clínica Coração de Jesus (Lisboa). O especialista refere que "são três os vectores que permitem ficar em forma: exercício físico, alimentação saudável e modificação dos hábitos de vida". O exercício físico, como andar a pé, subir escadas ou praticar outra actividade que o faça mexer-se contribui para o bem-estar físico e ajuda a prevenir várias doenças, como a obesidade.

 


PERGUNTAS & RESPOSTAS

Porque devo fazer exercício todos os dias?

As pessoas fisicamente activas vivem mais tempo e são mais saudáveis ao longo de toda a vida. A prática de exercício aumenta a qualidade de vida e deve ser feita por todos, sendo especialmente importante para os idosos, porque lhes permite garantir a sua autonomia.

Quem deve ter cuidados com a alimentação?

A alimentação fornece ao corpo as substâncias de que este necessita para renovar as suas estruturas, como os ossos, a pele ou o cabelo. Todos devemos ter cuidado com a alimentação para evitar doenças e prolongar o bem-estar do corpo.

O que é o índice de massa corporal?

O índice de massa corporal, conhecido como IMC, é uma forma universal utilizada para saber se o peso de uma pessoa está próximo do peso considerado ideal. A utilização deste método é recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

Quantas horas por dia devo dormir?

O descanso é fundamental para que o corpo recupere do esforço realizado ao longo do dia e para ajudar a preservar as células saudáveis do cérebro. Deve, por isso, dormir entre sete e oito horas diárias.

SALTAR REFEIÇÕES OU DEITAR TARDE

São muitos os hábitos que engordam que cometemos no dia--a-dia, muitas vezes sem dar por isso, e que repetidamente prejudicam a saúde e aumentam a gordura no nosso corpo.

Podemos começar pelo simples hábito de saltar refeições. A realidade é que saltar, por exemplo, o pequeno-almoço diminui o metabolismo e faz com que na sua próxima refeição, coma mais ainda. Depois passamos a outro mau hábito: ficar acordado até tarde. O sono é vital para a recuperação do organismo. Se não dormir, o corpo não vai construir massa muscular, e menos massa muscular significa menos energia que queima gordura. Por outro lado, se está privado de sono, vai aumentar os níveis de cortisol, hormona do stress. Um estudo recente mostra que o armazenamento de gordura, relacionada com o cortisol, tende a fazer-se ao redor dos órgãos vitais. Quando se deita tarde tende a comer antes de ir dormir e não vai queimar as calorias.


DISCURSO DIRECTO

"DORMIR CINCO HORAS NÃO É SUFICIENTE", Teresa Branco, Fisiologista 

Correio da Manhã - Que factores são importantes para o bem-estar?

Teresa Branco - Para o bem--estar é essencial um estilo de vida saudável. Isto é, uma boa gestão das horas de sono, do stress, uma alimentação saudável e a prática de exercício.

- É possível conciliar o ritmo de vida cada vez mais acelerado com um estilo de vida saudável?

- As pessoas têm de avaliar muito bem os seus objectivos. Às vezes mais vale ter objectivos mais moderados e ter saúde do que destabilizar o corpo.

- Porque razão é o sono tão importante para o corpo?

- O sono é essencial para o corpo porque é um momento de recuperação. O corpo precisa de dormir entre sete e oito horas por dia.

- Há pessoas para quem dormir cinco horas é suficiente, concorda com esta rotina?

- Não. Essa rotina não é adequada e pode levar ao surgimento de certas doenças que com o descanso adequado seriam evitáveis.

EXERCÍCIO OBESIDADE SAÚDE
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