page view

Bombeiros ajudam no reforço de serviços de obstetrícia na Margem Sul

Presidente da Liga dos Bombeiros diz que a decisão resulta de acordo com ministra da Saúde. Regiões de Aveiro e Leiria podem seguir-se.

16 de julho de 2025 às 01:30

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) revelou ter chegado a um acordo com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que vai abrir caminho ao reforço das urgências de obstetrícia de hospitais da Margem Sul do Tejo (Almada, Barreiro e Setúbal), com ambulâncias de corporações da cidade e do distrito de Lisboa. Podem seguir-se as regiões de Aveiro e Leiria, onde também tem havido dificuldades na resposta.

António Nunes, presidente da LBP, disse ao CM que o reforço "vai ocorrer nos meses de agosto e setembro". "Será um período em que, por decisão política, vai haver rotatividade de abertura dos serviços de obstetrícia dos hospitais do Barreiro, Setúbal e Almada", explicou. Segundo o responsável, o acordado é "primeiro deixar esgotar todos os meios de transporte de doentes do distrito". "Se ainda assim houver necessidade, serão chamadas viaturas e bombeiros de corporações de Lisboa, e distrito de Lisboa", acrescentou.

Será o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a decidir, consoante os períodos de maior afluência de chamadas telefónicas que levem ao empenho de meios, onde e quando esses meios serão estacionados. "Vou reunir-me, na sexta-feira, com o presidente do INEM, para decidir o plano operacional a adotar", concluiu António Nunes. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8