Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Bombeiros sapadores cessam funções no Aeroporto de Lisboa em dezembro

ANA paga 23 milhões a empresa privada que venceu o concurso público.
Lusa 10 de Outubro de 2014 às 17:50
Sapadores de Lisboa cessam funções no aeroporto de Lisboa
Sapadores de Lisboa cessam funções no aeroporto de Lisboa FOTO: Sérgio Lemos

O destacamento de bombeiros sapadores colocado no Aeroporto de Lisboa vai cessar funções a 31 de dezembro deste ano, dia em que termina o protocolo entre a ANA e a câmara de Lisboa, que não foi renovado.

O Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa, que presta serviço no aeroporto da capital há vários anos, ao abrigo de um contrato entre a ANA-Aeroportos de Portugal e o município, vai ser substituído por uma empresa privada que venceu um concurso público, a partir de janeiro de 2015.

No entanto, a ANA vai pagar 23 milhões de euros, durante os próximos oito anos, ao consórcio privado vencedor do concurso público para prestação de socorro e emergência no Aeroporto de Lisboa, , mais sete milhões do que aquilo que pagava aos sapadores de Lisboa.


"Esta situação vai prejudicar a qualidade dos serviços de segurança que os bombeiros sapadores sempre prestaram e vai tirar prestígio à ANA, pois o facto de o Regimento de Sapadores Bombeiros fazer segurança no aeroporto dava prestígio à empresa. Por isso é que está lá há mais de 20 anos. Não é por acaso", sublinhou o presidente da ANBP/SNBP, conta Fernando Curto, sapador de Lisboa. 

aeroporto de lisboa bombeiros sapadores
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)