Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Bragança quer substituir contadores da água

Troca por aparelhos inteligentes.
28 de Maio de 2015 às 13:32
O propósito é mudar os cerca de 25 mil contadores existentes no concelho
O propósito é mudar os cerca de 25 mil contadores existentes no concelho FOTO: Direitos Reservados

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, anunciou esta quinta-feira que vai candidatar a verbas do novo quadro comunitário de apoio financiamento para substituir os contadores da água por aparelhos inteligentes.


O propósito é mudar os cerca de 25 mil contadores existentes no concelho. Porém, o projeto estará limitado à disponibilidade de financiamento, como explicou hoje o autarca, que dará prioridade à parte urbana se não conseguir a globalidade das verbas, cujo valor ainda não tem quantificado.


Hernâni Dias apontou as vantagens dos contadores inteligentes que passariam a fazer as leituras da água de forma automática, sem necessidade de o munícipe o fazer ou os recursos humanos da autarquia como acontece atualmente.


O autarca defendeu também que com estes aparelhos "alguns erros de leitura deixariam de acontecer".


Este é um dos projetos que o município de Bragança pretende candidatar ao quadro 2020, assim como a substituição da frota de 24 autocarros que asseguram os transportes públicos no concelho de Bragança.


O valor do investimento está já quantificado e serão necessários 1,8 milhões de euros para financiar a aquisição de veículos a energia elétrica ou biodiesel.


A Câmara de Bragança foi uma das quatro que no país aderiu há alguns anos a um projeto-piloto de aquisição de pequenos autocarros elétricos para circularem em zonas de mais difícil acesso como os centros históricos.

presidente da Câmara de Bragança contadores água
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)