Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Brasil desiste de "Sou feliz sendo prostituta"

O Ministério da Saúde do Brasil desistiu de veicular um anúncio com a mensagem "Sou feliz sendo prostituta", que fazia parte de campanha com o objetivo de combater o estigma da prostituição associada à infecção pelo VIH.

 

5 de Junho de 2013 às 19:15
A campanha foi organizada como uma homenagem ao Dia Internacional das Prostitutas, comemorado no dia 2 de junho
A campanha foi organizada como uma homenagem ao Dia Internacional das Prostitutas, comemorado no dia 2 de junho FOTO: d.r.

A campanha foi lançada em redes sociais e páginas na Internet no último fim de semana, mas o anúncio recebeu críticas de membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, e foi suspenso na terça-feira pelo ministério.

"Enquanto eu for ministro, não acho que essa tenha que ser uma mensagem passada pelo ministério. Nós teremos mensagens restritas à orientação sobre a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Respeito as entidades e os movimentos que queiram passar essa mensagem, mas é papel deles", disse o ministro brasileiro da Saúde, Alexandre Padilha, citado por jornais brasileiros.

A campanha foi organizada como uma homenagem ao Dia Internacional das Prostitutas, comemorado no dia 2 de junho.

A ação reúne também cinco vídeos com depoimentos de prostitutas e outros folhetos, com frases como "Não aceitar pessoas da forma como elas são é uma violência" e "O sonho maior é que a sociedade nos veja como cidadãs".

O material foi preparado a partir de uma oficina de comunicação organizada para prostitutas pelo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, SIDA e Hepatites Virais do Ministério da Saúde na Paraíba, no nordeste brasileiro.

O diretor do departamento responsável pelo lançamento dos anúncios, Dirceu Greco, foi exonerado do seu cargo e afirmou em entrevista à ‘Folha de São Paulo’, divulgada nesta quarta-feira, que se vive "uma situação nacional e internacional conservadora".

brasil campanha prostituta prostituição vih sida sexo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)