Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Brincar com estatística em Lisboa

Exposição interativa para toda a família no Pavilhão do Conhecimento.
Cátia Carmo 23 de Abril de 2015 às 14:32
A exposição ‘Pordata Viva: o poder dos dados’ dá vida aos números sobre Portugal e a Europa
A exposição ‘Pordata Viva: o poder dos dados’ dá vida aos números sobre Portugal e a Europa FOTO: David Martins

Arranca esta quinta-feira a exposição ‘Pordata Viva: o poder dos dados’ no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O objetivo da iniciativa é provar a crianças e adultos que os dados estatísticos não são um bicho-de-sete-cabeças.

Ao longo da exposição, toda a família vai poder fazer atividades dinâmicas e interativas que vão mostrar a beleza dos dados estatísticos, como este tipo de informação reflete os comportamentos humanos e quanto pesa o Produto Interno Bruto de cada país na União Europeia.

"Os professores, os pais e os avós, todos, vão encontrar aqui algo que os encante e que torne ainda mais forte esta relação entre cada um de nós e as estatísticas", explicou Maria João Rosa, coordenadora da Pordata, ao Correio da Manhã.



Cinco anos de Pordata
A exposição ‘Pordata Viva: o poder dos dados’ faz parte das celebrações do quinto aniversário da Pordata, a base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). Ao fazer uma retrospetiva, Nuno Garoupa, presidente da FFMS, classificou os primeiros cinco anos do projeto como "muitos positivos".

"Começam a haver alterações no debate em Portugal, com a utilização de mais dados com rigor. Por outro lado, a função da Pordata não é só disponibilizar dados, pretende também reduzir a iliteracia em estatística. É desse ponto de vista que esta exposição faz sentido", esclareceu Nuno Garoupa.



Até ao fim do ano, a base da dados da FFMS vai lançar a Pordata Kids, adequada ao público mais jovem, e a Academia Pordata, uma formação que se destina a difusores de estatísticas, como é o caso dos jornalistas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)