Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Caça luta por distinção

A Federação Portuguesa de Caça (Fencaça), que representa 100 mil caçadores, quer que a actividade cinegética venha a ser declarada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, por ser "mais antiga do que a agricultura" e "um desporto compatível com a biodiversidade."
16 de Abril de 2012 às 01:00
A caça impulsiona a deslocação de caçadores por todo o País
A caça impulsiona a deslocação de caçadores por todo o País FOTO: Getty Images

"Portugal é, e sempre foi, um País de caçadores", justifica Jacinto Amaro, presidente da Fençaca, adiantando que "só em taxas de concessão de zonas de caça e de licenças os caçadores entregam ao Estado mais de dez milhões de euros por ano".

Jacinto Amaro defende que a actividade cinegética deve ser "valorizada e protegida", enquanto "desporto e negócio", o que passará pela sua distinção. Nesse sentido, já pediu ao Governo que "dê início aos trâmites necessários junto da UNESCO para que esta declare a caça como Património Imaterial da Humanidade".

Além de ser uma actividade "mais antiga do que a agricultura", a caça tornou-se "um complemento ao aproveitamento agrícola, pecuário e florestal", defende o presidente da Fencaça, adiantando que uma zona de caça, quando se instala, impede a desertificação do mundo rural, cria postos de trabalho, fixa guardas de recursos florestais, recupera montes e caminhos rurais e realiza sementeiras em terrenos há muito improdutivos, além de gerar rendas para toda a fileira. A caça "impulsiona a deslocação de milhares de caçadores de norte a sul do País", fazendo nascer um "tipo de turismo, o cinegético, que contribui para o desenvolvimento de zonas deprimidas" e regula a "sustentabilidade das populações", adianta a carta já entregue ao Governo, a que o CM teve acesso.

Segundo dados da Fencaça, há actualmente 240 mil caçadores, embora apenas 135 mil tenham renovado as licenças, que exercem a actividade em 4590 zonas de caça.

CAÇA UNESCO ASSOCIAÇÃO FENCAÇA DISTINÇÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)