Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Câmara de Castelo Branco mantém os horários do comércio

Autarca ressalvou, contudo, que a situação poderá ser reavaliada.
Lusa 16 de Setembro de 2020 às 11:11
Relógio
Relógio FOTO: Getty Images
A Câmara de Castelo Branco vai manter os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais do concelho durante o estado de contingência que está em vigor para fazer face à pandemia causada pela covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o presidente daquele município, José Augusto Alves, explicou que a opção de não fazer nenhuma alteração teve em linha de conta o facto de a reabertura ter corrido dentro da "normalidade", de não se estarem a verificar ajuntamentos e de os estabelecimentos comerciais continuarem a respeitar as regras e normas vigentes.

"As pessoas estão a corresponder, os comerciantes estão a corresponder, os proprietários das superfícies comerciais estão a corresponder e, portanto, para já, não vamos proceder a mudanças", afirmou.

O autarca ressalvou, contudo, que a situação poderá ser reavaliada, caso haja alguma situação de maior preocupação relacionada com a pandemia ou com incumprimentos.

O Governo aprovou em Conselho de Ministros um conjunto de "medidas preventivas" que estão a ser aplicadas desde terça-feira, estando Portugal continental em situação de contingência para controlar a pandemia, considerando o período de regresso às escolas e ao trabalho.

Os ajuntamentos de pessoas ficam limitados a 10 pessoas, a abertura dos estabelecimentos comerciais será feita a partir das 10:00, "com exceções como sejam pastelarias, cafés, cabeleireiros e ginásios", e é imposta a limitação do horário de encerramento dos estabelecimentos entre as 20:00 e as 23:00, por decisão municipal "em função da realidade específica" em cada concelho.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 929.391 mortos e mais de 29,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.875 pessoas dos 65.021 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Castelo Branco Câmara de Castelo Branco política coronavírus horários comércio situação de contingência
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)