Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Câmara de Leiria vendeu três escolas primárias

O município alienou 185 mil euros, com a venda das três escolas primárias  
5 de Junho de 2013 às 18:27

A Câmara de Leiria arrecadou, esta quarta-feira, 185.158 euros com a venda de três antigas escolas primárias em hasta pública e cujo valor base oscilava entre os 29.562 e os 43.783 mil euros.

"O resultado é extremamente positivo", disse o presidente da autarquia, Raul Castro, no final da hasta pública, apesar de duas das cinco escolas que o município colocou à venda não terem sido alvo de qualquer licitação.

Para além das três escolas, o município alienou ainda dois terrenos, totalizando um encaixe financeiro na ordem dos 235 mil euros, acrescentou o autarca, salientando "a valorização para o dobro, tendo em conta a base de licitação".

O presidente da Câmara manifestou a sua satisfação pela utilização do património que estava devoluto, que, "entretanto, virá a produzir Imposto Municipal sobre Imóveis" e vai "permitir investimento público na freguesia das Colmeias", já que parte do dinheiro irá reverter para a Junta de Freguesia que gere o território onde estão localizados os antigos estabelecimentos de ensino.

"É sempre com mágoa que vemos a venda de escolas primárias, mas é preferível esta situação a ver a degradação daqueles espaços", assinalou o presidente da Junta de Freguesia de Colmeias, Artur Santos.

A maioria dos compradores preferiram não divulgar quais os projetos para os imóveis, mas a nova proprietária da antiga escola primária do lugar de Barracão, Isabel Batista, explicou que a sua aquisição foi "um negócio sentimental", uma vez que "toda a família" frequentou aquele estabelecimento de ensino.

escola primária venda Leiria
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)