Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Campeonato de Jogos Matemáticos disputado por 1.500 alunos

Campeonato em Vila Real reúne estudantes de 300 escolas.
2 de Março de 2015 às 16:22
9ª edição do Campeonato Nacional de Jogos de Matemática em 2013
9ª edição do Campeonato Nacional de Jogos de Matemática em 2013 FOTO: Carlos Neves

A Universidade de Vila Real acolhe na sexta-feira a final do 11.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que reunirá 1.500 participantes de 300 escolas, desde o 1.º ciclo do Ensino Básico ao Secundário.

Desde 2004, que a Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva promovem anualmente o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

A edição deste ano termina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e está a ser organizada pelo departamento de Matemática da academia transmontana.

A organização salientou que, anualmente," estes campeonatos têm vindo a entusiasmar centenas de alunos, que descobrem nos jogos uma componente lúdica e criativa que, associada ao pensamento rigoroso, se revela uma mais-valia para a aprendizagem da matemática".

Segundo anunciou esta segunda-feira a UTAD, na final deste campeonato vão marcar presença 1.500 alunos provenientes de 300 estabelecimentos de ensino espalhados por todo o país.

Esta edição contempla os jogos: semáforo, gatos & cães, rastros, avanço, produto e sesqui, dividindo-se os participantes por níveis do 1.º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário.

Cada escola pode inscrever somente um aluno por jogo e por nível de ensino. Paralelamente, a academia transmontana vai oferecer aos participantes outras atividades, nomeadamente: como atuar em acidentes em meio escolar, como funcionam os submarinos, a magia e ciência, robótica, torre de escalada ou química divertida.

Universidade de Vila Real 11.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos Ciência Viva Vila Real Matemática
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)