Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Cancro da pele aumenta em Portugal

Milhares de novos casos são diagnosticados todos os anos.
Cristina Serra 12 de Maio de 2015 às 14:28
Francisco George é o diretor-geral da Saúde
Francisco George é o diretor-geral da Saúde FOTO: João Santos
Doze mil novos casos de cancro da pele são diagnosticados todos os anos em Portugal. Desses, um milhar de casos são melanomas, a forma mais grave da doença. Especialistas apresentaram esta terça-feira o novo Plano Nacional de Combate ao Cancro da Pele, aprovado pela Assembleia República. No dia 20 deste mês assinala-se o Dia do Euromelanoma.

No plano constam oito medidas, que incluem o reforço de campanhas de informação e sensibilização da doença junto da população. O plano prevê ainda a criação de uma base de dados para registo nacional de todos os doentes com melanoma e o estabelecimento da obrigatoriedade de notificação, ao Ministério da Saúde e Registos Oncológicos Regionais.

"Todos os casos de cancro da pele detetados pelos laboratórios de anatomia-patológica são notificados para um sistema de vigilância e esperamos que este sistema de notificação obrigatória esteja a funcionar em 2016", afirmou Francisco George, diretor-geral da Saúde.

Especialistas alertaram ainda a importância da prevenção da doença, que inclui alguns cuidados a ter na exposição ao sol. "O cancro da pele tem vindo a aumentar no nosso país. É necessário investir na prevenção e as pessoas devem ter cuidados na exposição ao sol, não estar exposto entre as 11h00 e as 15h00, usar chapéu, protector solar, mesmo depois do banho no mar, e lembrar que o sol é igual na praia, piscina e campo", afirmou o dermatologista Osvaldo Correia, secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo. O especialista alerta para a importância da vigilância de um sinal novo ou que alterou a forma. "A pessoa pode tirar uma fotografia com o telemóvel e ir vendo se altera a sua forma", recomendou o médico.

No dia 20 deste mês realizam-se rastreios em 36 serviços hospitalares em todo o país, que obriga a inscrição prévia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)