page view

Candidaturas ao ensino superior em ritmo lento

Concorreram até terça-feira quase menos 14 mil alunos que no ano passado.

23 de julho de 2026 às 01:30

O número de estudantes que já se candidataram à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior aumentou para 2722 na terça-feira, segundo dia de candidaturas, depois de no arranque do prazo, na segunda-feira, terem concorrido apenas 304 alunos. Recorde-se que na segunda-feira, tal como o CM noticiou, houve problemas nas escolas secundárias para realizar as emissões das fichas ENES, documento que certifica a conclusão do ensino secundário e regista as classificações dos alunos para concorrerem ao ensino superior. Questionado pelo Correio da Manhã, o Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação (EduQA), afirmou que “a funcionalidade de emissão da ficha ENES ficou disponível ao início da tarde”.

Na origem deste atraso terá estado o facto de ter havido várias alterações às notas, ditadas por erros informáticos na plataforma de classificação, que obrigaram a mudar várias vezes as pautas afixadas nas escolas com as notas dos estudantes, o que terá dificultado a emissão das fichas ENES.

Comparando com o ano passado, há até agora menos quase 14 mil estudantes com as candidaturas concluídas. Em 2025, nos dois primeiros dias tinham concorrido ao ensino superior 16 339 alunos, dos quais 10 183 fizeram-no no primeiro dia de candidaturas e 6156 no segundo, num total de 16 339 candidatos. No total, no concurso do ano passado concorreram 49 495 estudantes ao concurso nacional.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8