Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Cantina Social abre no Alandroal

O concelho alentejano de Alandroal disponibiliza desde esta segunda-feira um serviço de Cantina Social, que resulta de um protocolo estabelecido entre a Segurança Social e o Lar Cantinho Amigo, de Santiago Maior, divulgou o município.
4 de Junho de 2012 às 10:56
O protocolo estabelecido com a Segurança Social, segundo a autarquia, prevê que seja servido um máximo de 65 refeições diárias, com o custo simbólico de um euro
O protocolo estabelecido com a Segurança Social, segundo a autarquia, prevê que seja servido um máximo de 65 refeições diárias, com o custo simbólico de um euro FOTO: Direitos Reservados

O novo serviço foi implementado no âmbito do programa de Emergência Alimentar. O protocolo estabelecido com a Segurança Social, segundo a autarquia, prevê que seja servido um máximo de 65 refeições diárias, com o custo simbólico de um euro, que podem ser consumidas no Lar Cantinho Amigo, podendo ainda os utentes levar as refeições para as suas habitações.

O município indicou que, devido às características geográficas e demográficas do concelho de Alandroal, a Segurança Social entendeu que o Lar Cantinho Amigo é a instituição com melhores condições para arrancar com o projecto, visto que está localizada na freguesia com o maior aglomerado populacional.

Numa primeira fase, que vai ter a duração de três meses, a Cantina Social, que se destina, sobretudo, aos idosos e a famílias com baixos rendimentos ou afectadas pelo desemprego, está disponível apenas na freguesia de Santiago Maior.

Numa segunda fase e com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal, toda a população do concelho poderá beneficiar deste serviço.

O processo de implementação da Cantina Social no concelho de Alandroal tem vindo a ser preparado em articulação entre a Câmara Municipal, as juntas de freguesia e as instituições de solidariedade social.

Estas entidades têm vindo a reunir para assinalar as situações mais prioritárias e garantir que não existirá uma duplicação dos apoios que já estão no terreno, nomeadamente do Regulamento de Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos da Câmara de Alandroal.

Segundo a autarquia, a área da Acção Social é "uma das principais prioridades do actual executivo municipal" e esta medida "reveste-se de especial importância", porque vem "complementar as respostas que o município já tem no terreno". 

Alandroal Cantina Social emergência alimentar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)