Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Carros vão ter sistema de chamada automática para 112 a partir de 2018

A infraestrutura para o sistema eCall deverá estar operacional até 01 de outubro de 2017.
2 de Março de 2015 às 13:51
O sistema de chamadas de emergência foi concebido para tornar mais rápidos os serviços de emergência
O sistema de chamadas de emergência foi concebido para tornar mais rápidos os serviços de emergência FOTO: iStockphoto

Os ministros dos Transportes da União Europeia (UE) aprovaram esta segunda-feira, em Bruxelas, a instalação de dispositivos automáticos de chamadas de emergência (eCall) nos veículos motorizados fabricados a partir de 2018.

O sistema de chamadas de emergência foi concebido para tornar mais rápidos os serviços de emergência à escala da UE em caso de acidente de viação, esperando-se que contribua para reduzir o número de vítimas mortais.

A partir de 31 de março de 2018, serão instalados os aparelhos sem fios eCall, que ativam automaticamente um sinal de alarme para o número europeu de emergência, 112. O eCall, que será compatível com os sistemas de navegação por satélite, deverá reduzir para metade o tempo de resposta a emergências.

A infraestrutura para o sistema eCall deverá estar operacional até 01 de outubro de 2017 e a sua utilização estará acessível a todos os consumidores e gratuita.

Em termos de salvaguardas, os veículos não serão objeto de localização constante e os dados relativos às localizações anteriores do veículo serão permanentemente apagados e não serão comunicados a terceiros sem o consentimento do proprietário do veículo. A decisão do Conselho de Ministros da UE será confirmada, sem alterações, pelo Parlamento Europeu ainda antes do Verão.

Transportes da União Europeia UE Bruxelas carros 112 acidentes chamada
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)