Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Casa do Artista com 29 infetados com Covid-19, 15 dos quais são residentes

Total de óbitos acumulados naquele espaço desde o início do surto de covid-19 é de oito.
Lusa 15 de Fevereiro de 2021 às 16:32
Casa do Artista
Casa do Artista FOTO: Jorge Paula
O número de infetados com covid-19 na Casa do Artista, em Lisboa, é de 29, dos quais 15 são residentes na instituição, disse esta segunda-feira a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Os números hoje confirmados pela autoridade de saúde representam um decréscimo face aos dados de há uma semana, quando o número de infetados era 38, dos quais 17 eram residentes e 21 profissionais.

De acordo com a ARSLVT, dos 15 residentes infetados com o novo coronavírus, nove estão na Casa do Artista "devidamente separados dos negativos" e seis estão internados.

O total de óbitos acumulados naquele espaço desde o início do surto de covid-19 é de oito, segundo a ARSLVT.

No dia 25 de janeiro, a direção da Associação de Apoio aos Artistas - Apoiarte, que gere a Casa do Artista, havia referido, num comunicado partilhado na rede social Facebook, que era "com enorme tristeza e preocupação" e após "onze meses imunes à pandemia que assolou todo o mundo" que, "infelizmente, testaram positivos alguns dos residentes e funcionários".

Na primeira semana de fevereiro, morreram três residentes da Casa do Artista, que anunciou as mortes na rede social Facebook: a atriz Cecília Guimarães, de 93 anos, a atriz Adelaide João, de 99 anos, e a cantora Maria Andrea Gaspar, nascida em 1929.

A Casa do Artista confirmou à Lusa que Adelaide João morreu de covid-19, mas disse que Cecília Guimarães morreu vítima de pneumonia. Não foi possível confirmar, na altura, a causa da morte de Maria Andrea Gaspar.

No dia 09 deste mês, o viola de fado José Maria Carvalho, que acompanhou a fadista Argentina Santos, morreu aos 91 anos, vítima de covid-19.

Em 31 de janeiro, a instituição tinha lamentado "profundamente" a morte de três "associados e residentes": o ator António Cordeiro e os fadistas José Amaro e Noémia Cristina.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, zona da cidade onde se situa a Casa do Artista, aquela instituição tem 70 residentes e cerca de 30 funcionários.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários