Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Casal morre após comer cogumelos

A notícia chegou bem cedo a Vila Seca de Poiares, no Peso da Régua. Durante o funeral de Américo Melo, que morreu após comer cogumelos venenosos, soube-se que os pais, Manuel Melo e Conceição Martins, tinham morrido pelo mesmo motivo, ainda na madrugada de ontem. Em choque, os familiares choram e não aceitam o trágico fim de vida do casal e do filho.

28 de Outubro de 2012 às 01:00
Manuel e Conceição vão para o cemitério onde está Américo
Manuel e Conceição vão para o cemitério onde está Américo FOTO: Rafaela Cadilhe

Manuel, de 68 anos, e Conceição, de 70, ainda estiveram cinco dias em estado crítico no Hospital de Vila Real. Acabaram por não resistir a uma disfunção hepática aguda, provocada pelo fungo amanita-phalloides. O casal vai amanhã a enterrar junto à campa do filho, no cemitério de Vila Seca, de onde Conceição era natural.

Horas depois do funeral de Américo, a família começou a preparar novas cerimónias fúnebres. "Que pelo menos sirvam de exemplo para todos aqueles que comem cogumelos selvagens", dizia ontem, entre lágrimas, uma sobrinha de Manuel. Desesperado, um outro filho do casal nem conseguia falar. A viver em Palmela, soube da morte dos pais pouco antes do funeral do irmão.

No bairro de Telheiras, em Parada de Cunhos, Vila Real – onde o casal vivia – o ambiente é também de grande consternação. "Esperávamos que pelo menos os pais recuperassem. Infelizmente, morreram os três", disse ao CM um morador naquela zona, bastante abalado.

Há vários dias que vizinhos e familiares acompanhavam o drama, que começou na segunda-feira. Américo, construtor civil de 42 anos, aproveitou uma folga no trabalho para apanhar cogumelos. O pai achou que aquela espécie era venenosa, mas a mãe assegurou que era comestível.

Na terça-feira de manhã, Américo e Conceição foram para o hospital com mal-estar, diarreia e dores de barriga. Manuel, que comeu os fungos mais tarde, só foi internado horas depois. Foi o último a perder a vida, cerca das 07h00 de ontem.

PESO DA RÉGUA MORTE ÓBITO COGUMELOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)