Dados de um estudo sobre orçamentos familiares.
Um casal com dois filhos deveria poder gastar por mês 766 euros em alimentação para viver condignamente e, como em média, os portugueses gastam um quarto do seu rendimento com alimentação, teria de auferir cerca de 3 mil euros.
Os dados, provisórios, relativos aos orçamentos familiares de despesa alimentar, constam do projeto-piloto para o desenvolvimento de uma metodologia comum na Europa para Orçamentos de Referência, que, em Portugal, esteve a cargo de uma equipa de investigadores coordenada por José António Pereirinha, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa.
Em declarações à Lusa, o coordenador para Portugal explicou que se trata de um projeto europeu com vista a definir uma rede de peritos, encontrar um quadro teórico e uma metodologia comum, bem como um orçamento de referência alimentar para as capitais dos países.
De acordo com José António Pereirinha, foram definidos cinco tipos de famílias: homem adulto, 40 anos, a viver sozinho; mulher adulta, 40 anos, a viver sozinha; casal de adultos, 40 anos, sem filhos; mulher adulta, 40 anos, com dois filhos (rapaz 10 anos e rapariga 14 anos); casal de adultos, 40 anos, dois filhos (rapaz 10 anos e rapariga 14 anos).
Para este valor contam 665,65 euros para o cesto de compras, onde se inclui não só a comida saudável, como os equipamentos de cozinha ou a alimentação que é requerida para ter uma atividade física, e 100,34 euros em funções sociais que a alimentação também tem.
Portuguesas gastam em alimentação um quarto das despesas totais
A metodologia para chegar a este valor teve em conta recomendações internacionais, orientações políticas nacionais e opiniões de peritos especialistas em nutrição, além de trabalho em "focus group" com 25 pessoas, para se conseguir definir planos alimentares que tivessem em consideração os hábitos alimentares dos portugueses.
José António Pereirinha frisou que não é possível ainda tirar qualquer ilação relativamente ao valor total do rendimento que a família deve ter para viver com dignidade, mas apontou "que, em média, as famílias portuguesas gastam em alimentação um quarto das suas despesas totais".
Este estudo, apresentado publicamente na segunda-feira, teve em conta a despesa com alimentos, os equipamentos de cozinha e com o que é gasto com a função social da comida, ou seja, receber convidados em casa, comprar comida fora, comer em restaurantes, celebrações ou despesas em viagens ou férias.
O estudo mostrou que os portugueses revelaram sensibilidade em relação aos aspetos culturais como a socialização que é feita à volta da comida, olhando para estes aspetos como necessidades.
"Em Portugal chega a ser mais de 10% do total das despesas alimentares", apontou José António Pereirinha.
O responsável apontou que as diferenças entre os países europeus no que respeita à despesa alimentar para uma dieta equilibrada é menor do que as diferenças entre os países no que respeita ao rendimento familiar disponível.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.